Notícias

Retrospectiva 2021: Em março, tucanas se uniram contra violência política e Plataforma Digital foi reconhecida no exterior

Março, mês da mulher, trouxe ao Secretariado Nacional da Mulher/PSDB reconhecimento internacional. A Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020 foi indicada pelo Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI), organização internacional com sede em Washington, D.C, como um case de sucesso. Na ocasião, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, deu uma palestra o tema “Como realizar campanhas eleitorais virtuais em tempos de pandemia?” para mais de 50 representantes de partidos políticos do México.

Já no Dia Internacional da Mulher, a presidente Yeda participou de uma série de transmissões ao vivo, onde debateu a democratização da política por meio da tecnologia, a importância da representatividade feminina nos espaços de poder e o papel desempenhado pelo PSDB-Mulher rumo a essa nova realidade.

O Secretariado promoveu ainda o II Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher de 2021, com o tema “Prévias, democracia e partido: para onde vamos?”. Em um debate virtual acompanhado por mais de 120 pessoas, os tucanos discutiram como as prévias poderiam mobilizar a escolha de candidatura de homens e mulheres para cargos majoritários nas eleições de 2022, além do papel das redes sociais nesse processo de aproximação entre partido e militância.

Vale lembrar também que março foi o mês em que Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), tomou posse como presidente estadual do partido, substituindo a deputada estadual Alessandra Vieira, que presidia os tucanos e tucanas de Pernambuco desde 2019.

Violência política

O mês foi marcado pela mobilização das tucanas no enfrentamento à violência política de gênero. O estopim foi uma série de ameaças e manifestações contra a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, por conta de um decreto no qual ela restringiu o comércio não essencial e outras atividades a fim de conter a pandemia do coronavírus na capital tocantinense.

“Hoje infelizmente minha vida corre risco. Ameaça de tudo que é lado, de tudo que é jeito. Eles olham para mim e acham que ‘é presa fácil, não vai ser muito corajosa’. Para trabalhar, hoje tenho que trabalhar com escolta. Minha vida virou um inferno desde que me declarei do lado certo, do lado da ciência, da vida das pessoas”, relatou a prefeita à época.

Em vídeo, as tucanas Yeda Crusius; Solange Jurema, presidente de honra do PSDB-Mulher Nacional; Luciana Loureiro, vice-presidente do PSDB-Mulher do DF; Iraê Lucena, coordenadora regional do PSDB-Mulher no Nordeste; e Larissa Rosado, presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte e vereadora de Mossoró; declararam seu apoio à Cinthia Ribeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também promoveu uma campanha de prevenção à violência política contra a mulher. Servidoras ou colaboradoras que sofreram algum tipo de constrangimento, assédio ou outra forma de violência puderam contar com a ajuda de profissionais da área de psicologia e serviço social.