Acompanhe

PSDB-Mulher do DF promove ciclo de formação para as eleições de 2022

A menos de dez meses das eleições, o PSDB-Mulher do Distrito Federal (DF) intensifica as atividades para incentivar a participação feminina na disputa das urnas em 2022. No sábado (18/12), o secretariado promoveu em Brasília o 1º Ciclo de Formação do PSDB-Mulher do DF – Eleições 2022 da série “Mulheres pela Igualdade na Política”.

Participaram o pré-candidato ao governo do DF, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a presidente do PSDB-Mulher do DF, Andréia Moura, a vice-presidente do secretariado distrital, a advogada Luciana Loureiro, e mais de 60 tucanas.

Liderança

Andréia Moura, presidente do PSDB-Mulher do DF, destacou a necessidade de bem formar e abrir espaços para debates e trocas de ideias e experiências. Neste sábado, pela manhã, em Brasília, foi assim. Ela adiantou que em fevereiro o irá realizar o 2º ciclo de formação política.

“O curso foi muito bom. Tivemos uma participação muito ativa das mulheres presentes que já saíram entusiasmadas para o próximo ciclo. Certamente estamos caminhando para um ano vitorioso. Que tenhamos mais mulheres na política, mais mulheres pela igualdade na política e homens que nos apoiem nesta luta”.

A tucana destacou também o apoio dado às mulheres pelo presidente do diretório do PSDB do Distrito Federal, o senador Izalci Lucas.

“Ele já hipotecou o apoio dos 50/50, inclusive, num futuro próximo fazer esse reconhecimento por meio do mandato dele, uma vez eleito ao governo do DF de ter essa participação feminina forte no primeiro, segundo e terceiro escalão”, adiantou Andréia.

Luciana Loureiro ressaltou que, em meio à rotina exaustiva, ainda assim as mulheres se desdobram: “Cada mulher aqui presente é uma líder, afinal num sábado pela manhã, estar aqui não é fácil. As mulheres têm vários períodos de trabalho por dia e ainda assim conseguem ser líderes em cada um deles… É a liderança dentro da própria família, por isso a participação é o caminho”.

Emoção

Izalci Lucas, um dos principais apoiadores das políticas de inserção e de maior participação feminina, fez um discurso emocionante e que empolgou as tucanas presentes.

O PSDB foi o primeiro partido a oficializar realmente os 30% de participação de mulheres na política, e essa proposta de participação de 50% é justa, pois a maioria do eleitorado brasileiro é de mulheres”, disse.

Em seguida, o pré-candidato do PSDB ao governo do DF acrescentou que: “Manifesto meu apoio total às mulheres em todos os Poderes, pois elas têm uma capacidade de gestão enorme, sensibilidade, organização. Por isso, reforço meu compromisso de fortalecer as mulheres na política”.

50/50

O PSDB-Mulher fez campanha intensa em favor da adoção da paridade de gêneros (50/50) nas instâncias partidárias e na definição de candidaturas. As propostas feitas por meio da Carta-Compromisso do PSDB-Mulher foram entregues aos dirigentes partidários e aos então candidatos às prévias. As ações ocorrem nos estados, municípios, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e no Congresso Nacional.

Em setembro, num encontro organizado pelo PSDB-Mulher de São Paulo que reuniu cerca de 4,2 mil mulheres, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria, destacou a respeito às mulheres e garantiu que a sua chapa para à Presidência da República nas eleições de 2022 contará com uma mulher para ser sua vice. O público, formado por representantes do PSDB-Mulher, contava com mulheres das quatro regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

“Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Aqui no Estado de São Paulo se respeita a mulher. E quem não quiser respeitar, tem a lei. Aqui temos 138 Delegacias da Mulher. E vamos a 150. Criamos o SOS Mulher também, para as polícias protegerem todas”, afirmou Doria.

Veja as imagens do evento: https://psdb-mulher.org.br/rl_gallery/psdb-mulher-do-df-promove-ciclo-de-formacao-para-as-eleicoes-de-2022/