Notícias

Retrospectiva 2021: Fevereiro teve debate, Yeda Crusius reconduzida à presidência e tucana na Mesa Diretora da Câmara

Continuando o nosso especial Retrospectiva 2021, o mês de fevereiro foi cheio de acontecimentos para as mulheres.

No início do mês, a Executiva Nacional do PSDB decidiu por unanimidade prorrogar o mandato de Bruno Araújo como presidente do partido até maio de 2022, bem como os mandatos dos presidentes do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, da Juventude do PSDB, do Tucanafro e da Diversidade Tucana. Sendo assim, Yeda Crusius foi reconduzida à presidência do PSDB-Mulher Nacional até 2022.

Pela primeira vez, três mulheres foram eleitas como titulares para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, entre elas a deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS), eleita 3ª secretária pelo biênio 2021-2022 com 398 votos. Também aumentou o número de mulheres eleitas para presidirem as comissões temáticas. De três passaram para sete as presidentes dos colegiados.

Em fevereiro também foi realizado o primeiro Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher de 2021. Intitulado “Momento Político no Brasil”, o encontro virtual foi transmitido pelo Youtube e contou com a mediação da presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius; além da participação do economista e ex-deputado federal por Minas Gerais Marcus Pestana; das prefeitas de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro; de Caruaru (PE), Raquel Lyra; de Praia Grande (SP), Raquel Chini; e de Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho; além de integrantes da Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

Tucanas em destaque

Ao longo do mês, tucanas também se sobressaíram por sua atuação em cargos de destaque ao redor do país. Presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Edna Sandra Martins assumiu a Coordenação de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Única mulher eleita vereadora em Balneário Camboriú (SC) nas eleições municipais de 2020, a tucana Juliana Pavan assumiu, na última semana, o comando da Procuradoria Especial da Mulher na Casa. O órgão foi criado com o objetivo de proteger os direitos das mulheres, discutindo e promovendo políticas públicas que visem a igualdade de gênero no âmbito legislativo.

Caruaru (PE), comandada pela prefeita Raquel Lyra, apareceu pelo segundo ano consecutivo no ranking das 100 melhores cidades para se fazer negócios no Brasil.

“Este é o reconhecimento de uma gente empreendedora, que faz a economia girar e a nossa cidade ser referência nacional. Vamos seguir trabalhando para incentivar e atrair novos negócios para Caruaru”, disse a tucana na época.