Política

Rose Modesto é eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara

Rose Modesto é eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara
Rose Modesto é eleita 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara

Pela primeira vez na história, três mulheres serão titulares na Mesa

deputada federal Rose Modesto (MS) foi eleita com 398 votos, nesta quarta-feira (3/2), 3ª secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O mandato será cumprido no biênio 2021-2022. O nome da parlamentar foi indicado pelo PSDB no Colégio de Líderes, conforme o tamanho do bloco ou partido (princípio da proporcionalidade partidária). Rose Modesto é a primeira mulher sul-mato-grossense a ocupar um dos cargos da Mesa. Nas eleições de 2018, ela foi a deputada federal mais votada de Mato Grosso do Sul. 

Entre as atribuições do cargo estão a concessão de licenças médicas para deputados e a autorização de missões especiais de parlamentares.

Após a eleição, a parlamentar destacou a responsabilidade que terá no cargo e se disse honrada pela escolha.

É uma honra poder ocupar esse cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Uma secretaria importante, que cuida da parte administrativa, que tem grande responsabilidade por cuidar do uso do dinheiro público. Vou trabalhar com transparência para que cada cidadão do Brasil possa acompanhar tudo”. Rose ainda enfatizou a importância da participação das mulheres na Mesa.  “Me sinto honrada e espero que outras mulheres, de nosso Estado e de outros estados, tenham essa oportunidade de ocupar posições importantes, em todas as esferas. Quando uma mulher tem essa oportunidade, toda a sociedade ganha”.

A deputada tucana ainda salientou que terá como aliadas as deputadas federais “para que a Câmara priorize a votação de pautas em defesa da mulher”.

Entre as atribuições do cargo estão a concessão de licenças médicas para deputados e a autorização de missões especiais de parlamentares.

MAIOR REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Pela primeira vez na história da Casa, a Mesa Diretora terá três mulheres ocupando cargos como titulares. Além de Rose Modesto, eleita 3ª secretária, foram eleitas as deputadas Marília Arraes (PT-PE) e Rosângela Gomes (Republicamos -RJ). Marília Arraes foi candidata independente e disputou o cargo com o deputado João Daniel (PT-SE).

A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, comemora e vê como um avanço para ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder.

“É um sinal de mudança. São nomes de peso e com certeza elas farão a diferença”, disse Yeda Crusius.

 

NOVA COMPOSIÇÃO DA MESA

Os demais ocupantes da Mesa Diretora da Câmara também foram escolhidos: dois vice-presidentes, quatro secretários e seus respectivos suplentes. Veja como ficou a nova composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022:

1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);

2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);

1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);

2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE);

3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) e

4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).