Notícias

Reconhecimento Internacional: NDI aponta Plataforma Digital PSDB Mulher 2020 como referência em campanhas virtuais

O protagonismo do PSDB-Mulher Nacional em suas ações para ampliar a representatividade feminina por meio de formação política ultrapassou fronteiras. A Plataforma Digital PSDB Mulher 2020 foi identificada pelo Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI) como case de sucesso, e por isso, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, indicou a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, para realizar uma palestra o tema “Como realizar campanhas eleitorais virtuais em tempos de pandemia?” para mais de 50 representantes de partidos políticos do México, nesta quarta-feira (3/3).

“Quando a pandemia chegou, ficou evidente com as regras de isolamento social que nada seria como antes. E para mudar essa sociedade que é desigual, injusta e violenta, sendo que grande parcela desses indicadores recai exatamente sobre as mulheres, era importante capacitá-las para o conhecimento do mundo digital em primeiro lugar e para o seu uso numa campanha eleitoral durante a pandemia”, disse Yeda Crusius ao explicar a importância da criação da Plataforma Digital PSDB Mulher 2020.

“Inserção da mulher no mundo digital, democratização dentro do partido e compromisso com as bandeiras partidárias feitas por mulheres para mulheres foram os principais combustíveis para colocar o projeto do EAD em prática. E o resultado dessa evolução foi excelente. Estamos totalmente integradas ao partido e pela experiência de inclusão digital de todos, e em especial, das mulheres. Também queríamos promover um ambiente que proporcionasse às mulheres um local central de fala porque cada uma enfrenta em seus municípios dificuldades enormes”, salientou a ex-governadora do Rio Grande do Sul.

VEJA AQUI OS PRINCIPAIS PONTOS DA PALESTRA DE YEDA CRUSIUS.

CAPACITAÇÃO COMO MEIO DE INCLUSÃO

No encontro virtual, Yeda Crusius destacou que a capacitação de mulheres é fundamental na luta para aumentar a participação delas na política e que, diante das mudanças impostas pela pandemia, a migração da formação política para o mundo digital se fez urgente.

“Nessa Plataforma tudo existe e substituiu os cursos presenciais. Incentivamos as mulheres a vir até nós. Aos poucos elas foram se sentindo incluídas, inseridas nesse novo mundo e tiveram a oportunidade de falar, ouvir. Com a mudança nas relações interpessoais, provocadas pelo isolamento social, surgiu a necessidade ainda mais urgente de inclusão em todas as áreas e para incluir é preciso capacitar”, salientou.

A líder tucana ainda destacou que desde as eleições de 2018, o PSDB-Mulher tem oferecido campanhas em ambiente virtual e que a maior novidade em 2020 foram os cursos em EAD. Ela também salientou os resultados das inovações promovidas.

“Por meio deste trabalho, alcançamos o crescimento de 60% da bancada feminina do PSDB na Câmara dos Deputados, e de 30% de mulheres eleitas a deputadas estaduais. Além disso, elegemos 1 senadora. Em 2020, aumentamos o número de governados por mulheres tucanas”.

CIDADES CONECTADAS

As ‘Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades’ reformuladas e adaptadas à nova realidade do mundo que vive uma grave crise sanitária, decorrente da pandemia causada pela Covid-19, foram mencionadas pela ex-ministra do Planejamento como fundamentais para nortear criação de projetos e programas voltados para as mulheres. Yeda Crusius afirmou que os debates promovidos pela Plataforma em torno dos temas prioritários abordados na cartilha ajudaram a dar embasamento às propostas de campanha das tucanas, que se comprometeram a firmar um compromisso com a sociedade.

A presidente do Secretariado afirmou que, apesar da relevância de todos os temas, o que ganhou protagonismo foi a bandeira ‘Cidades Conectadas’.

“Destaco aqui a segunda bandeira que é Cidades Conectadas, que é um direito novo e que deve ser respeitado”, disse.

“Encontramos no Brasil a fora realidades muito diversas e desigualdades, que têm se aprofundado nesse momento de pandemia. Disponibilizar meios para que todos tenham acesso ao mundo digital é fundamental. Não dá para fazer pessoas, crianças, jovens, homens e mulheres, viajarem de barcos por horas para ter acesso a estudo”, frisou.

PSDB NO MUNDO DIGITAL

A presidente Yeda Crusius contou aos convidados como o PSDB, já em 2019, vinha explorando o mundo virtual para a modernização da comunicação interna, com reuniões executivas online. Ela também apresentou as ferramentas digitais criadas pelo PSDB Nacional em 2020 – entre elas o PSDB Digital, PSDB Legal e o E-Partido – para a realização de convenções partidárias online e transferência de recursos, além de servirem como fonte para consultas a respeito do processo eleitoral, notícias, tutoriais e abrigar todas as plataformas do partido. Yeda Crusius ainda ressaltou que o PSDB desde a sua fundação é protagonista em realizar políticas públicas eficientes.

“Temos uma larguíssima experiência em fazer políticas públicas. Quando se fala em responsabilidade fiscal, Bolsa Escola, que virou Bolsa Família, enfim, somos autores de muitas políticas públicas implementadas durante o governo de Fernando Henrique, o que imprimiu como marca a cultura do PSDB de fazer, realizar”, contou.

O EVENTO

No próximo dia 6 de junho, o México realizará eleições federais e locais. E com a intenção de ajudar dirigentes partidários a pensar como implementar uma campanha digital para superar as barreiras impostas pela pandemia, o Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI) organizou o debate desta quarta. Além de Yeda Crusius, também participou do painel Daniel Andrade Schwarze, do Partido Revolución Democrática do Chile. Ele falou sobre a campanha digital realizada pela coalizão de partidos da Frente Amplio a favor da elaboração de uma nova Constituição Política para o Chile em 2020, que se destacou pelo uso de ferramentas inovadoras como um kit de ativismo digital com diversos materiais e canais de comunicação para envolver os cidadãos na campanha, assim como a criação da plataforma digital #QueChileDecida.

QUEM É O NDI

O Instituto Nacional Democrático para Assuntos Internacionais (NDI) é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Washington, D.C. e escritórios em cerca de 50 países, cuja missão é ajudar a promover e fortalecer a democracia no mundo. Recorrendo a uma rede global de especialistas voluntários, o NDI providencia debates, cursos para líderes civis e políticos promovendo valores, práticas e instituições democráticas. O NDI trabalha com democratas em todas as regiões do mundo, com o objetivo de desenvolver organizações políticas e civis, salvaguardar o processo eleitoral, e promover transparência, responsabilidade e a participação civil no governo.