Notícias

Wania Lombardi é eleita para diretoria do Colegiado de Gestores de Assistência Social de São Paulo

A tucana Wania Lombardi, atual secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília (SP), foi eleita na última semana para a diretoria do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Estado de São Paulo (Coegemas), para o biênio 2021-2022. O colegiado representa os gestores paulistas junto ao governo estadual e ao Ministério da Cidadania, com o objetivo suprapartidário de consolidar a assistência social como uma política pública e assegurar a efetivação de uma rede de serviços adequada aos respectivos municípios.

Para Wania, ter sua participação confirmada no colegiado é uma conquista não apenas pessoal, mas significativa para a assistência social do município.

“Trata-se de um importante espaço de debate, de crescimento, de aglutinação de ideias e de fortalecimento para alcançarmos nossos principais objetivos: efetivar cada vez mais o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município, e angariar recursos junto ao governo estadual e ao Ministério da Cidadania. Ressalto ainda a possibilidade da promoção dos servidores do SUAS, a importância de ter um olhar ampliado para com os mais vulneráveis, e a intenção de estabelecer cada vez mais políticas assistenciais, eficientes e duradouras”, afirmou.

A tucana assumiu a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília em 2017, e contou que desde então foram diversos os desafios enfrentados, mas também os projetos colocados em prática.

“Tenho investido em gestão, valorização do servidor de carreira, desburocratização, transparência, traçando fluxos eficientes de logística e armazenamento, e desenvolvendo e aprimorando serviços que fazem a diferença na vida dos usuários, principalmente os mais vulneráveis”, relatou.

“Criamos a Sala com Vida, um centro de referência e encaminhamento de mulheres e população LGBT, a Casa Cidadã, abrigo temporário para pessoas em situação de rua, duas equipes de abordagem social, consultório na rua, além de traçar vários fluxos intersetoriais, atendendo pessoas em violação de direitos, como idosos, mulheres, crianças e adolescentes”, elencou ela.

A secretária destacou ainda como sua gestão criou um comitê emergencial destinado a minimizar os impactos da pandemia de covid-19 na vida das populações socialmente vulneráveis.

“O enfrentamento da pandemia passa a ser prioridade da pasta. Estamos fazendo muitas ações preventivas, no sentido de atender também a população pós-pandemia, como cursos de capacitação, encaminhamento para o emprego, empreendedorismo e prevenção da violência. Além disso, existe a preocupação com a execução de políticas públicas para idosos, pessoas com deficiência e também investimentos em segurança alimentar”, destacou.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Há 28 anos entre os quadros do PSDB, Wania Lombardi classifica a participação e atuação político-partidária como a forma mais eficaz de viabilizar políticas públicas de qualidade para quem mais precisa. Ela reconhece que, para as mulheres, ainda existem muitos preconceitos e barreiras que dificultam o acesso aos espaços de poder. Mesmo assim, os bons exemplos não faltam.

“Temos exemplos e referências brilhantes e exitosas de mulheres que, através da política, conseguiram fazer a diferença e quebrar tabus. É necessário um diálogo franco e direto no sentido de despertar vocações para inserir mais mulheres na política partidária, nos cargos eletivos e de gestão”, argumentou.

“Através do exemplo e da trajetória, focada na gestão de qualidade, na capacitação e valorização, conseguiremos trazer cada vez mais mulheres e mostrar um jeito mais humano, coerente e eficiente de fazer política”, completou a secretária.