Notícias

É lançado 1º livro em quadrinhos sobre violência contra mulher

A jornalista mineira Tinda Costa, de 64 anos, é autora de “A Filha da Mãe”, primeiro romance gráfico em quadrinhos, do Brasil tratando de um dos nossos problemas mais urgentes: a crescente violência contra mulheres. Somos a quinta nação mais violenta do mundo, quando o assunto é assassinato e agressão à mulher.

Por trás do rótulo “violência doméstica” se escondem números assustadores. Em Minas Gerais, de acordo com a polícia civil,  de janeiro a junho deste ano, 405 mulheres foram agredidas por dia, chegando a assombrosa marca de 73.457 casos registrados

O livro em quadrinhos é ilustrado pelo designer gráfico Alexandre Magalhães, que tem 110 páginas e custa R$ 38,00.

A “Filha da Mãe” é uma obra pioneira idealizada e escrita, originalmente, como uma série para a televisão. O projeto inicial sugeria a produção de 12 episódios de 60 minutos de duração. Foi bem avaliado nos dois editais a que concorreu e despertou o interesse de uma rede de TV paga, mas o orçamento alto, em tempos de crise, inviabilizou sua produção.

Pesquisas recentes mostram que esse tipo de violência vem crescendo no Brasil todo, particularmente em alguns estados, como São Paulo. O Mapa da Desigualdade Social 2019, elaborado com dados do ano passado e publicado no início do mês de novembro pela Rede Nossa São Paulo, registra: os casos de feminicídio aumentaram 167% na capital paulist. Outras formas de violência contra a mulher cresceram 51%.

*Com informações do 50+