Acompanhe

Mariana Carvalho integra comissão interparlamentar na OMS

A deputada federal Mariana Carvalho (RO) foi escolhida relatora pela União Interparlamentar (UIP) de resolução sobre a cobertura universal dos serviços de saúde. É a primeira vez que o Brasil ocupa tal espaço na organização que reúne parlamentares de 179 países.

“Essa é uma oportunidade de levar grandes resultados ao nosso país. São discussões que tratam de questões primordiais no Brasil e no mundo, quanto ao controle de epidemias, vacinação, mais acesso a medicamentos e tudo que está relacionado à atenção básica de saúde”, afirmou a deputada.

A escolha de Mariana para a relatoria garantiu à deputada sua participação nesta semana na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada, subordinada a ONU.

Mariana integra a comitiva brasileira ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e dos deputados Hiran Gonçalves (RR) e Juscelino Filho (MA) – todos médicos.

Na edição deste ano da Assembleia Mundial, que ocorre em Genebra, as participações dos Estados-Membros estão centradas no tema “Cobertura sanitária universal: não deixar ninguém para trás”. O objetivo é tratar a cobertura universal e o acesso ao sistema de saúde.

Desempenho

Antes da Assembleia, a delegação brasileira participou de reunião dos Brics ( bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Sob a presidência brasileira, foram tratadas experiências dessas nações no sentido de avançar na cobertura de saúde.

No mundo, pelo menos metade da população mundial ainda não tem cobertura total dos serviços essenciais de saúde. No Brasil, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) levar atendimento a praticamente toda a população, a precariedade dos serviços ainda é um desafio, assim como o alcance a populações de regiões de extrema pobreza ou de difícil acesso, diante das dimensões continentais do país.

“Soluções concretas precisam ser adotadas. O Brasil tem exemplos positivos a dar a nações mais pobres, assim como necessita de uma troca de experiências com outras nações para vencer seus próprios desafios”, alerta Mariana.

Discurso

Nesta quinta-feira (23), Mariana fará seu pronunciamento na Assembleia, como relatora da União Interparlamentar. São responsáveis pela elaboração da resolução a deputada Mariana Carvalho e os parlamentares Habibe Millat, de Bangladesh, e Lohr Christian, da Suíça.

Em sua atuação no Congresso Nacional brasileiro, Mariana tem empreendido esforços para garantir os avanços necessários à saúde de seu estado, Rondônia, e do Brasil. Além das ações realizadas por meio de recursos, como a construção, manutenção e destinação de equipamentos, a deputada tem se destacado com o apoio a ações da Marinha no atendimento de populações ribeirinhas, assim como na pesquisa e trabalho relacionado a pacientes com doenças raras.

*Com informações da assessoria da deputada federal Mariana Carvalho (RO).