Os prefeitos do PSDB tiveram grande destaque na cerimônia de premiação da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizada pela Fundação Abrinq em parceria com a Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22). O prêmio é dado aos administradores municipais que cumpriram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e adolescentes em suas cidades. No total, 102 prefeituras, algumas delas administradas por tucanos, receberam o “Reconhecimento Pleno”, principal premiação do programa.
Seis gestores foram reconhecimentos com o “Destaque Nacional”, que premia os prefeitos que conseguiram ir além das metas necessárias estipuladas e se destacaram dos demais. A seleta lista contou com a presença de dois tucanos: Francineti Maria Rodrigues Carvalho, prefeita de Abaetetuba, no Pará, e Roberto Hashioka Soler, prefeito de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.
A prefeita Francineti, de Abaetetuba, é sempre destaque. Recentemente foi a estrela de um documentário do Ministério da Saúde por seu Programa Municipal de Hepatite, que é hoje referência nacional. O Programa de Hepatites do Estado do Pará, que se espelhou no modelo do criado em Abaetetuba e também é administrado por um governo tucano, será exibido em um Congresso Internacional sobre DST/AIDS e Hepatites Virais, que vai acontecer na África do Sul.
Os prefeitos do PSDB ainda marcaram presença no “Boas Práticas”, uma premiação paralela que enaltece ações pontuais, inovadoras e intersetoriais desenvolvidas pelas gestões municipais. Nesta categoria, que teve apenas cinco gestores premiados, os tucanos vencedores foram Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém, com o projeto “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia”, que tem como finalidade promover uma educação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável para as crianças, e Bel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, em São Paulo, com o projeto “Vem Ser”, que realiza uma série de atendimentos complementares aos alunos da Rede Municipal.
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança tem como meta fazer com que os gestores municipais se comprometam a priorizar a infância e a juventude e apoiar o avanço da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
*Rede45