Tucanas são destaque na 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança

Prefeita Francinete de Abaetetuba recebe um de seus dois prêmios

Prefeita Francineti de Abaetetuba recebe um de seus dois prêmios

Os prefeitos do PSDB tiveram grande destaque na cerimônia de premiação da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizada pela Fundação Abrinq em parceria com a Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (22). O prêmio é dado aos administradores municipais que cumpriram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq e melhoraram a vida das crianças e adolescentes em suas cidades. No total, 102 prefeituras, algumas delas administradas por tucanos, receberam o “Reconhecimento Pleno”, principal premiação do programa.

Seis gestores foram reconhecimentos com o “Destaque Nacional”, que premia os prefeitos que conseguiram ir além das metas necessárias estipuladas e se destacaram dos demais. A seleta lista contou com a presença de dois tucanos: Francineti Maria Rodrigues Carvalho, prefeita de Abaetetuba, no Pará, e Roberto Hashioka Soler, prefeito de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Prefeita Bel durante o reconhecimento; Lençóis é a única cidade do Estado e está entre as cinco do Brasil

A prefeita Francineti, de Abaetetuba, é sempre destaque. Recentemente foi a estrela de um documentário do Ministério da Saúde por seu Programa Municipal de Hepatite, que é hoje referência nacional. O Programa de Hepatites do Estado do Pará, que se espelhou no modelo do criado em Abaetetuba e também é administrado por um governo tucano, será exibido em um Congresso Internacional sobre DST/AIDS e Hepatites Virais, que vai acontecer na África do Sul.

Os prefeitos do PSDB ainda marcaram presença no “Boas Práticas”, uma premiação paralela que enaltece ações pontuais, inovadoras e intersetoriais desenvolvidas pelas gestões municipais. Nesta categoria, que teve apenas cinco gestores premiados, os tucanos vencedores foram Zenaldo Coutinho, prefeito de Belém, com o projeto “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia”, que tem como finalidade promover uma educação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável para as crianças, e Bel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, em São Paulo, com o projeto “Vem Ser”, que realiza uma série de atendimentos complementares aos alunos da Rede Municipal.

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança tem como meta fazer com que os gestores municipais se comprometam a priorizar a infância e a juventude e apoiar o avanço da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

*Rede45