Tucanas participam de instalação de Procuradoria da Mulher e conhecem projeto social em visita ao Rio Grande do Norte

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB participou, na última sexta-feira (18), da sessão solene de instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A ocasião reuniu a bancada feminina da Casa, juízas, delegadas, assistentes sociais e outras lideranças, além da procuradora da mulher, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade-RN), para discutir temas importantes em meio ao Agosto Lilás, como a violência doméstica.

As tucanas foram representadas na solenidade pela vice-presidente nacional Thelma de Oliveira, que destacou a importância da instalação de procuradorias da mulher nos estados e municípios.

“Foi um evento bastante significativo, muitas mulheres participaram. A deputada estadual Cristiane Dantas, que é a procuradora, é uma deputada jovem, porém bem atuante. É preciso que a gente tenha cada vez mais procuradorias nos estados e, o que é principal também, nos municípios. O que se pretende é que a gente cada vez mais amplie essa rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Não apenas a violência no sentido de violência física, psicológica e moral, mas também a violência política, que a gente tem percebido que, na verdade, embora haja denúncias, tem aumentado”, afirmou Thelma.

“A participação das mulheres é fundamental, não apenas na Procuradoria com as deputadas, fortalecendo esse trabalho, mas também na articulação com os demais órgãos para que as mulheres realmente se sintam amparadas, protegidas, aconchegadas, e tenham a oportunidade de dar continuidade à sua vida. Nós precisamos fortalecer essas ações. O propósito é fazer com que a Procuradoria Especial da Mulher se estenda também aos municípios, porque a gente sabe que é lá que as coisas acontecem com muita frequência”, ressaltou a tucana.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a nova procuradoria também deve atuar para reduzir a desigualdade de gênero no estado, começando pelo incentivo à participação feminina na política.

“O espaço da mulher na política que vem sendo conquistado com coragem e dedicação ainda não é o adequado. Existem preconceitos e violência no cotidiano feminino que dependem ainda de uma participação mais efetiva. Romper com esse estereótipo que ainda persiste é uma mudança necessária e fundamental. Por isso, a nova procuradoria terá como atribuição fomentar a participação das mulheres na política”, disse.

Arara Social

Durante visita a Natal — onde participaram de mais uma Roda de Conversa com Tucanas pelo Brasil, encontro que reuniu mais de 100 mulheres de todo o estado; e do evento Diálogos Tucanos, promovido pelo PSDB Nacional e coordenado pelo presidente nacional do partido, governador Eduardo Leite (RS), e pelo presidente do diretório estadual, deputado Ezequiel Ferreira — a comitiva do PSDB-Mulher Nacional, composta pela vice-presidente Thelma de Oliveira, pela assessora executiva Angela Sarquiz e a assessora jurídica Luciana Loureiro, também conheceu uma iniciativa transformadora: o Projeto Arara Social.

Conduzido pela startup de moda circular e sustentável Arara Azul, o projeto capacita e emprega mulheres por meio da reciclagem de roupas, trabalhando nas comunidades questões como sustentabilidade, empoderamento e autonomia financeira.

“O nosso objetivo enquanto projeto social é dar destinação correta às roupas, trabalhando isso nas comunidades, com as mulheres, e transformando essas roupas. O que a gente tem aqui hoje, a gente transforma. A gente trabalha a sustentabilidade, reciclando essas roupas nas comunidades, e isso ajuda as mulheres na questão da autonomia, do empoderamento delas, trabalhando a questão financeira”, explicou a coordenadora do Arara Social, Valéria Oliveira.

O PSDB-Mulher Nacional segue buscando inspirações pelo Brasil e apoiando ações que transformam a vida das mulheres.

*Com informações do portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte