Roda de Conversa reúne mais de 100 tucanas no Rio Grande do Norte

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB realizou nesta sexta-feira (18/08), no Rio Grande do Norte, mais uma Roda de Conversa com Tucanas pelo Brasil. O encontro reuniu mais de 100 mulheres de todo o estado e foi conduzido pela vice-presidente do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, e pela presidente do PSDB-Mulher no RN, Isa Carneiro. Temas como o empoderamento das mulheres, violência política de gênero e fortalecimento de ações para aumentar a representatividade feminina foram abordados no bate-papo.

Thelma de Oliveira, que já foi deputada federal e prefeita da Chapada dos Guimarães, se impressionou com a quantidade de lideranças femininas protagonistas em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

“Eu nunca vi tantas mulheres empoderadas juntas do PSDB. Estou maravilhada com vocês, prefeitas, vice-prefeitas, enfim, é muito bom, porque na maioria dos estados a gente tem uma dificuldade enorme. Aqui tem cinco deputadas mulheres e isso é maravilhoso”, disse a líder nacional do PSDB.

Durante o encontro, a líder tucana destacou a importância do trabalho realizado pelo PSDB-Mulher para aumentar a representatividade feminina nos espaços de poder e alertou para a necessidade de as mulheres participarem das eleições internas da legenda, afim de inserir-se em todas as instâncias partidárias, seja nos Diretórios estaduais, municipais ou na Executiva Nacional, para que tenham influência nas decisões e lutem para que seus direitos sejam respeitados.

“Temos uma regra no Estatuto do PSDB que prevê que pelo menos 30% das chapas devem ser compostas por mulheres. Muita gente não sabe ou faz conta que não sabe. Quando chegar na hora de votar na nominata, quem votará é quem está no diretório. Por isso, a importância de estarmos lá no centro das decisões”, frisou.

Além da Thelma de Oliveira, a assessora executiva, Angela Sarquiz, e a assessora jurídica, Luciana Loureiro, também representaram o PSDB-Mulher Nacional na viagem ao estado potiguar.

Mobilização constante

A presidente do PSDB-Mulher no RN, Isa Carneiro, destacou a necessidade de encontros como esses para manter permanentemente a militância feminina mobilizada e motivada, principalmente, quando momentos marcantes se aproximam, como as eleições internas partidárias e as eleições municipais de 2024.

A líder tucana destacou o crescimento do movimento feminino do PSDB nos últimos anos e pontuou que atualmente a sigla tem no Estado potiguar sete prefeitas, seis vice-prefeitas e mais de 50 vereadoras.

“E eu tenho certeza de que no próximo ano esse número vai aumentar. A nossa intenção é que estejamos cada vez mais juntas. Nosso Estado não detém tantos recursos, mas com a força dessas mulheres nordestinas, guerreiras, nós vamos conseguir cada vez mais conquistar o nosso espaço”, declarou Isa.

Lideranças importantes como as prefeitas Iraneide Rebouças (Areia Branca), Larissa Jacome (Tenente Ananias), Rossane de Germano (Ielmo Marinho), Tardinha (Tabuleiro Grande), Cinthia Sonale (Grossos), Fátima de Pachica (Coronel João Pessoa), Maria Helena (Olho d’Água do Borges), Lidiane (Tibau), Marineide Diniz (Carnaunais) e Sonyara (Lagoa de Velhos) prestigiaram o evento. A presidente do Tucanafro, Irmã Lila; o presidente da Diversidade Tucana, vice-prefeito de Jaçana, Riane Guedes; as vice-prefeitas Juliana (São Bento do Trairi); Preta (Pendências) e Marizete Leite (Nisia Floresta), além de pré-candidatas e vereadoras de todas as regiões do estado também participaram da roda de conversa.

Após a Roda de Conversa, as tucanas participaram do encontro Diálogos Tucanos promovido pelo PSDB Nacional e coordenado pelo presidente nacional do partido, governador Eduardo Leite (RS), e pelo presidente do diretório estadual, deputado Ezequiel Ferreira. O evento reuniu lideranças potiguares com o objetivo de trocar experiências e construir estratégias para fortalecer o partido desde as suas bases.

Veja todas as fotos do encontro AQUI.