No RN, tucanas prestigiam em peso último Diálogos Tucanos pelo Brasil

As mulheres prestigiaram em peso o evento Diálogos Tucanos, promovido pelo PSDB Nacional no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (18/8). Coordenado pelo presidente nacional do partido, governador Eduardo Leite (RS), e pelo presidente do diretório estadual, deputado Ezequiel Ferreira, o encontro reuniu mais de 800 pessoas, entre elas grandes lideranças potiguares, com o objetivo de trocar experiências e construir estratégias para fortalecer o partido desde as suas bases. O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB também marcou presença, representado pela vice-presidente Thelma de Oliveira e pelas assessoras executiva, Angela Sarquiz, e jurídica, Luciana Loureiro.

Na ocasião, o presidente do PSDB Eduardo Leite abonou ficha de ingressos de lideranças de 21 municípios e discursou para um auditório lotado neste que é o último encontro do Diálogos Tucanos pelo Brasil.

Eduardo Leite disse que o Rio Grande do Norte encerra a série de visitas aos Estados como parte de um processo de discussão interna de uma agenda para o país, depois da polarização política que dividiu os brasileiros e que é necessário “parar de procurar culpados. Precisamos de soluções para os problemas do país”. “Nesse processo de construção não poderíamos deixar de passar por um Estado que tem um PSDB forte, pujante, muito bem estruturado e crescendo, como é o PSDB aqui no Rio Grande do Norte. E é isso que nós estamos fazendo, encerrando o processo de diálogos tucanos aqui pelo RN, ouvindo o que os tucanos têm a nos dizer sobre suas esperanças, expectativas, o que querem para o PSDB, o que querem para o Brasil”, afirmou.

As ideias colhidas junto aos tucanos do Rio Grande do Norte e de outras regiões do país, explicou Eduardo Leite, serão apresentadas pelo PSDB nacionalmente na próxima quinta-feira (24/8), com a definição de uma espécie de espinha dorsal sobre o pensamento e a visão do PSDB no que concerne aos temas de maior relevância para a sociedade brasileira.

Thelma de Oliveira, que foi deputada federal e prefeita da Chapada dos Guimarães (MT), destaca os encontros Diálogos Tucanos como positivos para a reconstrução do PSDB.

“O nosso encontro Diálogos Tucanos tem sido extremamente importante para fortalecimento do nosso partido, especialmente nesse momento de transformação. O que o nosso presidente Eduardo Leite está se propondo para que a gente possa dar enfrentamento a esse momento que nós estamos vivendo agora pós-pandemia, com essa radicalização que existe, esse extremismo de quem é direita, quem é de esquerda. O PSDB vai ter a oportunidade de mostrar um novo caminho, que não é nenhum desses [extremos]”, salientou.

Para a vice-presidente do PSDB-Mulher, é fundamental ouvir as bases e também dar um norte para a militância de como seguiremos daqui para frente, longe dos extremos.

“E essa conversa que o partido está fazendo, ela é muito importante porque a gente percebe que muitas pessoas, muitos militantes precisam dessa orientação, dessa palavra pra que possa se organizar e se preparar para as próximas eleições”, pontuou.

Eleições Municipais 2024

E dirigindo-se ao presidente do partido no estado, deputado estadual Ezequiel Ferreira, Eduardo Leite afirmou: “Eu venho aqui ao Rio Grande do Norte, Ezequiel, porque vocês são um belo exemplo; as prefeituras que o PSDB tem, o tamanho que nós temos na Assembleia Legislativa, os vereadores que nós temos e a perspectiva que se apresenta com essas novas filiações são fonte de inspiração para nós, para que o PSDB se fortaleça nacionalmente”.

Questionado sobre as eleições municipais que se aproximam, Leite disse que com base em um projeto político e administrativo é que o PSDB decidirá sobre as candidaturas próprias ou alianças com outros partidos e que o partido pretende “mostrar com clareza quais os caminhos para o país e que sempre fez a diferença desde a liderança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”.

Fortalecimento do PSDB

Para Ezequiel Ferreira, o PSDB precisa se fortalecer ainda mais para superar os principais desafios que se apresentam na política do Brasil e também do Rio Grande do Norte. “O PSDB no Rio Grande do Norte é o partido que mais cresce nesse Estado. Se hoje temos 33 prefeitos, 26 vice-prefeitos, 245 vereadores, o partido vai crescer muito mais com a carta branca que você nos dá para fazermos desse partido o maior partido do Estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou.

Ele também elogiou o trabalho e atuação de Eduardo Leite na condução do partido. “Quero dizer ao presidente muito claramente que o sentimento do Rio Grande do Norte é que neste momento, Eduardo, o PSDB precisa de você e num momento bem próximo o Brasil precisará do PSDB”, disse Ezequiel.

Durante o evento foram abonadas por Ezequiel e Eduardo Leite as filiações de lideranças de 21 municípios. Entre os novos membros, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e pré-candidatos. O vereador de Natal, Klaus Araújo, e o presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, estão entre os novos filiados. Além deles, os prefeitos Dr. Renan (Campo Redondo) e Carlinhos de Veri (Parazinho), os vice-prefeitos Grimaldi Gondim (Campo Grande), Gilson Neto (Serrinha), Preta (Pendências), Dr. Climério (São Bento do Norte), Agrício (Pedra Grande), Valdir Patrício (Senador Georgino Avelino), Elias Cruz (Arez) e Cinara Dantas (Angicos).

Entre as lideranças estavam presentes as prefeitas Iraneide Rebouças (Areia Branca), Larissa Jacome (Tenente Ananias), Rossane de Germano (Ielmo Marinho), Tardinha (Tabuleiro Grande), Cinthia Sonale (Grossos), Fátima de Pachica (Coronel João Pessoa), Maria Helena (Olho d’Água do Borges), Lidiane (Tibau), Marineide Diniz (Carnaunais) e Sonyara (Lagoa de Velhos) prestigiaram o evento. A presidente do Tucanafro, Irmã Lila; o presidente da Diversidade Tucana, vice-prefeito de Jaçana, Riane Guedes; as vice-prefeitas Juliana (São Bento do Trairi); Preta (Pendências) e Marizete Leite (Nisia Floresta); os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire, além dos estaduais Ubaldo Fernandes, Nelter Queiroz, Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo Amorim, Eudiane Macedo, Taveira Júnior, Luiz Eduardo e os ex-deputados estaduais Getúlio Rêgo, Vivaldo Costa, Albert Dickson e Dison Lisboa. Estiveram presentes também lideranças de outros partidos, como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Natal, Eriko Jácome (MDB), o deputado federal Paulinho Freire (União-RN), que é pré-candidato a prefeito de Natal, a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), e o deputado federal Benes Leocádio (União).

Exemplo Tucano

No Rio Grande do Norte, o PSDB tem 33 prefeitos (as), 26 vices-prefeitos (as), 10 deputados estaduais e 245 vereadores. Em 2022, o partido conquistou a maior votação proporcional do país para deputado estadual, formando uma bancada de 10 deputados, o que equivale a 31,21% dos votos. Em Natal o partido elegeu três vereadores em 2020 e ao longo dos últimos meses trouxe para o partido cinco novos vereadores: Herbert Sena, Aldo Clemente, Klaus Araújo, Anderson Lopes e Hermes Câmara.

ACESSE AQUI GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Com informações do PSDB Nacional