Notícias

PSDB-Mulher da Paraíba se articula para as eleições internas

A atual Coordenação Executiva do PSDB-Mulher da Paraíba se reuniu na última terça-feira (1/8) com o presidente estadual do PSDB, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, para formalizar a nova chapa que concorrerá as eleições internas. A atual presidente de honra do Secretariado da Paraíba, Iraê Lucena, apresentou a composição da nova executiva, caso a chapa vença as eleições internas.

Na ocasião, a ex-deputada estadual que encabeça a chapa como candidata à presidente, destacou as propostas que serão defendidas em sua gestão como a aplicação da proporção 50-50 no preenchimento das candidaturas proporcionais para cada gênero; além da promoção da autonomia para as tucanas gerenciarem os 30% de recursos do Fundo Eleitoral destinados  às candidaturas femininas nas eleições; e a indicação de no mínimo 30% de mulheres aos cargos da Executiva e Diretórios estadual e municipal, podendo este percentual chegar a 50%.  As tucanas também solicitaram a indicação de uma mulher do PSDB para concorrer como vice-prefeita em 2024.

Por último, Iraê Lucena apresentou uma lista de prováveis candidatas às eleições de 2024. O presidente do PSDB/PB, Pedro Cunha Lima, acatou todas as solicitações e assumiu o compromisso de apoiar as bandeiras levantadas.

Ao longo da reunião, também debateram assuntos como o combate à violência política de gênero, a maior participação das tucanas nos cargos da Executiva e Diretório estaduais e municipais, a igualdade de gênero e a criação do Observatório da Mulher para ajudar em casos de violência contra as mulheres.

Participaram do encontro, a prefeita de Alagoinha e atual presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, Maria de Zé Roberto, além das tucanas Karina Pimenta, Magnolia Pimenta, Bruna Coutinho.