Notícias

Camila Toscano é reeleita deputada estadual na Paraíba com mais de 32 mil votos

Foto: Reprodução/Facebook

A tucana Camila Toscano foi reeleita para o seu terceiro mandato como deputada estadual pelo PSDB da Paraíba, com 32.586 votos, nas eleições do últimos domingo (02/10). Ela agradeceu a confiança dos paraibanos, sobretudo da região do Brejo, que lhe deu uma votação expressiva, e reafirmou o seu compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento do estado e na defesa das mulheres.

“Seguirei firme trabalhando muito, honrando cada voto e cada paraibano. Vamos juntos construir e melhorar ainda mais a nossa Paraíba”, destacou em suas redes sociais.

A tucana se emocionou ao lembrar que essa foi sua primeira campanha sem a presença do pai, o ex-deputado Zenóbio Toscano, que morreu em 2020. Ela dedicou a vitória ao pai e lembrou do trabalho e empenho de sua mãe.

“Minha mãe Léa Toscano não largou a minha mão nessa campanha. Participou de todas as atividades e foi de casa em casa pedir voto. Ela é minha fortaleza”, disse.

Durante a campanha, Camila Toscano foi vítima de violência política por parte do candidato a deputada estadual Célio Alves (PSB-PB). Em entrevista a um programa de rádio, ele desqualificou a parlamentar e fez comentários sexistas, afirmando que ela achava que ser deputada “é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui”. Ele foi denunciado ao Ministério Público Eleitoral.

Vale lembrar que a deputada é autora da Lei Estadual nº 12.247/2022, que cria a Política de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política contra Mulher na Paraíba.

Na época, a presidente de honra do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Solange Jurema, manifestou apoio e solidariedade à tucana, reforçando que o PSDB-Mulher não poupa esforços para combater quaisquer ações de violência e crimes de ódio que buscam ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.

Sobre Camila Toscano

Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo reeleita para a segunda legislatura em 2018. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, cidade conhecida como a Rainha do Brejo paraibano, Camila é advogada e cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano. Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB Estadual. Nacionalmente, fez parte do grupo de estudo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que formulou políticas públicas para combater a violência contra a mulher. Ela integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

*Com informações do Portal Correio e das redes sociais da deputada