PL de Zilá Breitenbach assegura diagnóstico precoce gratuito para mulheres com propensão ao câncer de mama

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o Projeto de Lei nº 413/2021, proposto pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS), que assegura de forma gratuita o diagnóstico precoce em mulheres com maior propensão ao desenvolvimento do câncer de mama.

A medida visa proporcionar uma aceleração do tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-o mais assertivo e eficaz.

“O método de mapeamento genético a pacientes com risco de câncer de mama é oferecido pelas instituições privadas de saúde. No entanto, 70% dos pacientes não têm acesso ao exame na rede pública, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Meu projeto busca oferecer esse serviço de forma mais abrangente”, explicou a deputada.

O mês de outubro é dedicado à conscientização para redução dos índices de mortalidade por câncer de mama. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença responde por 25% dos novos casos anuais de câncer no Brasil.

“Por isso, vá ao médico e faça exames de rotina. Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são de até 95%”, concluiu Zilá.

A cada ano, o Brasil perde mais de 13 mil mulheres para o câncer de mama. Só em 2022, o INCA estima que ocorrerão 66.280 novos casos da doença.

*Com informações da Bancada do PSDB-RS