Simone Tebet destaca a importância de uma chapa de mulheres na história nacional

A candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) destacou, neste domingo (02/10), que sua candidatura e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) as fizeram maiores e mais fortes, representando a força feminina do Brasil e a necessidade de dar voz às mulheres. Ela também prometeu que não irá se omitir no segundo turno das eleições presidenciais, no próximo dia 30.

“Eu e Mara, que já entramos grandes neste processo, e agora nos fez gigantes. Foi muito difícil chegar onde chegamos. A nossa candidatura foi fruto da resiliência, da coragem e da persistência de duas mulheres que entendiam que no Brasil, que é majoritariamente feminino, não podia diante de tanta dificuldade, tanta dor, de tanto retrocesso, não ter uma, mas duas vozes femininas, para falar do Brasil que nós mulheres queremos. Apesar de tudo, contra tudo e contra todos, nós saímos do zero.”

Simone Tebet relembrou que a cada momento era necessário justificar que sua candidatura “era para valer”. “Nós conseguimos através desta caminhada fazer uma caminhada muito bonita”, disse. “Daqui para frente os homens terão de ouvir as mulheres”, ressaltou.

Em seguida, a candidata reiterou: “Mais do que uma campanha eleitoral. Era uma campanha política, porque daqui para frente não vão ser mais eco, vão ser vozes, os homens vão ter de ouvir… Não seremos apenas coadjuvantes, mas queremos estar lado a lado”.

A presença de Mara Gabrilli, segundo Simone Tebet, tem uma relevância histórica para o Brasil. “Mara representa milhões de invisíveis porque são deficientes ou tem doenças raras”, disse. “É a primeira mulher candidata pelo maior partido do Brasil e a primeira mulher do partido de uma tradição do PSDB.”

Simone Tebet propõe que todos os presidentes dos partidos que compõem a coligação – MDB, PSDB e Cidadania – definam como será o posicionamento para o segundo turno das eleições. “Não chegamos aqui sozinhas. Chegamos onde chegamos juntos e estaremos juntos no processo de segundo turno. Peço que Cidadania, PSDB e MDB façam o mesmo. Não esperem de mim omissão, eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo”, disse.

Em seguida, a candidata acrescentou que: “Este não é um momento qualquer no Brasil. Este é muito mais do que qualquer momento. Amo o Brasil e coragem não me falta. Estamos prontas para unir o Brasil com amor e coragem”.

Para a candidata, é fundamental compreender o recado das urnas. “É preciso entender o recado das urnas. É preciso fazer uma reflexão sobre os candidatos eleitos. Há muito o que se refletir. Jamais se omitir. Eu respeito o processo eleitoral”, disse. “[Estou aqui] reconhecendo obviamente o resultado das urnas, a vontade soberana do povo brasileiro se fez presente nas urnas. O povo falou através do voto. Nós acatamos a vontade do povo.”