Em campanha no DF, Simone Tebet defende empreendedorismo feminino

A candidata do MDB-PSDB-Cidadania, Simone Tebet, cuja vice-presidente é a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), fez caminhada, nesta sexta-feira (16/09) na Feira dos Goianos, em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. No local, ela defendeu o empreendedorismo feminino, a redução de tributos para as indústrias e mais incentivos para o setor para que sejam gerados emprego e renda.

“É preciso que se invista no setor que entrega a mercadoria principalmente o empreendedorismo feminino”, ressaltou a candidata, acompanhada de correligionários e seguidores. Em seguida, Simone Tebet acrescentou que: “A Feira dos Goianos é o exemplo da importância da indústria para o Brasil. É o único jeito de o Brasil crescer.”

Ao passear pelo comércio local, Simone Tebet demonstrou conhecer a história, pois a Feira dos Goianos ganhou este nome porque a maior parte dos expositores vêm de Goiás. São cerca de 3 mil feirantes que trabalham a semana inteira no local por onde passam mais de 15 mil pessoas diariamente em busca de roupas, sapatos, bolsas, malas e produtos alimentícios.

Empreendedorismo

Pesquisa divulgada este ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o desemprego foi de 7,5% para os homens e de 11,6% para as mulheres. Para a candidata, é urgente a adoção de medidas para a geração de emprego e renda. Segundo Simone Tebet, o empreendedorismo precisa de incentivos federais.

“A indústria vai depender do governo parceiro, depende de termos profissionais, trabalhadores, qualificados, investimento na inovação, diminuição da carga tributária da pessoa jurídica”, afirmou a candidata.

Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil é 34% no universo global e que 50% das proprietárias de negócios de estão no setor de serviços, enquanto 21% estão no setor de construção. O levantamento aponta ainda que o número de mulheres chefes de domicílio é 49% do total.

Eleições

Às vésperas do segundo turno, Simone Tebet é a candidata com menor índice de rejeição, segundo as pesquisas de opinião e também a que apresenta avanços nas intenções de voto. Ela atribui este movimento ao seu perfil em busca do diálogo, do combate à corrupção e da melhoria da qualidade de vida da população.

“Esta eleição é a mais importante para o Brasil. Nós estamos diante de um cenário desafiador. Não pode ser uma eleição do medo, mas da esperança”, afirmou a candidata. “[A escolha] tem de ser uma pessoa que chegue à Presidência da República com ética, com capaciade de dialogar, não ceder a chantagens, não tem histórico passado de denúncias nem refém do Congresso Nacional.”

A candidata lembrou que há dois turnos de eleições. “É uma eleição de dois turnos, vamos tentar estar no segundo turno. Nós temos as melhores propostas. Eu lamento muitíssimo que interesses pessoais e partidários estejam à frente dos interesses do Brasil. No segundo turno, precisaremos fazer composições.”

Questionada sobre como tratar os eleitores do Nordeste, Simone Tebet disse que será dispensado a todos “acolhimento e carinho especialmente para as mulheres”. “Precisamos acabar com a polarização. Tenho coragem e denunciar os mal-feitos. O orçamento do Brasil esta sequestrado pelos amigos dos reis, quando falo não é só o presidente da República. A corrupção mata.”