Notícias

Conheça as Bandeiras Eleitorais: Segurança Pública para garantir a vida

Resultado do trabalho da Força-tarefa “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que percorreu sete estados mais o Distrito Federal entre março e julho de 2022, mobilizando e capacitando pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania para as eleições deste ano, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável, são uma construção coletiva.

Divididas em sete eixos principais, elas foram elaboradas com base em 467 questionários respondidos, 83 entrevistas com lideranças, 8 painéis de debate e uma consulta pública na internet. As propostas visam atender aos anseios do que a nossa população quer para o Brasil.

Confira as Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.

Uma das principais demandas dos brasileiros diz respeito à segurança, por isso a bandeira Segurança Pública para garantir a vida: todos juntos por uma Cultura da Paz.

O Brasil ocupa um indesejável lugar de destaque no mundo em função do elevado número de homicídios registrados em seu território. Adolescentes, jovens e mulheres são a população mais em risco. É preciso dar um basta na violência que assola o nosso país.

Isso exige um conjunto de ações políticas coordenadas e integradas entre o poder público e as comunidades, um planejamento urbano que privilegie espaços e equipamentos públicos adequados, além da implantação de uma Cultura da Paz que envolva toda a sociedade e suas instituições, sem prejuízo às ações voltadas à prevenção, repressão e controle da criminalidade.

Além disso, a pandemia de Covid-19 no Brasil possibilitou ainda, devido a questões como o isolamento social e a convivência forçada entre as famílias, uma explosão dos casos de violência contra as mulheres. O risco de retorno a uma certa “naturalização” da violência contra as mulheres representa mais um retrocesso inaceitável, diante de conquistas duramente alcançadas ao longo de anos de lutas, com resultados significativos, porém, ainda insuficientes.

Assim, o fortalecimento e a ampliação da participação política feminina são fundamentais para pavimentar o caminho da eliminação de todas as formas de opressão contra as mulheres. Confira, a seguir, as propostas das tucanas para o setor:

  • Prevenção da violência começa na infância: pela inserção da disciplina da Cultura da Paz nas escolas.
  • Violência contra a mulher é inaceitável! Disque 180 e denuncie!
  • Todos unidos por uma Cultura da Paz.
  • Fortalecimento das estruturas de proteção para cumprimento da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio: por mais Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) 24h, Patrulhas Maria
    da Penha, espaços de acolhimento (Casas-abrigo, Casa da Mulher Brasileira) e Centros de Referência dos Direitos da Mulher nos municípios.
  • Por mais parcerias com os municípios para a proteção das mulheres.
  • Fomento às casas de apoio às mulheres vítimas de violência, em parceria com as organizações da sociedade civil (Terceiro Setor).
  • Violência política contra a mulher: vamos dar um basta! Pelo cumprimento da Lei n. 14.192/2021.
  • Destaques orçamentários para ampliação dos recursos financeiros destinados a ações e políticas de proteção às mulheres vítimas de violência!