Notícias

Em Palmas (TO), ‘Busão do Mais Saúde’ garante férias imunizadas a alunos da rede de ensino

vacinação aluno escola
Foto: Raiza Milhomem

Os alunos da rede municipal de educação de Palmas (TO), comandada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), vão poder entrar de férias vacinados contra a Covid-19 e o sarampo. Isso porque a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a ação ‘Férias Imunizadas’ com o ‘Busão do Mais Saúde’.

Na sexta-feira (24/06), a Unidade Móvel esteve no estacionamento da Escola Municipal Lúcia Sales, no Jardim Taquari. Além dela, outras cinco unidades escolares foram atendidas.

O projeto ‘Férias Imunizadas’ busca assegurar ao aluno e a comunidade do entorno da escola o acesso dos públicos, até então prioritários, à vacinação contra a Covid-19, gripe (influenza) e o sarampo. Iniciada em 15 de junho, a ação já imunizou cerca de 1.200 pessoas, entre moradores da região, servidores das escolas e estudantes.

O gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho, explicou que, além de facilitar o acesso, a ação buscou ampliar os números da vacinação contra a Covid-19 entre crianças e adolescentes.

Para a secretária da Semed, Cleizenir dos Santos, facilitar ainda mais o acesso de todos aos serviços de saúde é dever do poder público.

“Por isso, enquanto gestora, sinto que é um privilégio receber o ‘Busão da Saúde’ em nossas unidades educacionais. Especialmente, neste período em que se iniciam as férias e as crianças precisam ser imunizadas, principalmente porque muitas delas viajam”, destacou.

Para receber a imunização, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Imunização em dia

Na ação “Férias Imunizadas”, no estacionamento da Escola Municipal Maria Rosa, no setor Morada do Sol, a professora Maria Luz do Nascimento, de 49 anos, aproveitou o intervalo para colocar a imunização em dia.

“Vim me vacinar contra a gripe e reforçar as doses da Covid-19. Achei muito legal essa ação aqui, nem sempre temos tempo de ir até às unidades e essa vinda do ‘Busão’ aqui torna tudo muito prático”, afirmou a profissional.

Já a dona de casa Marleide Ribeiro Quintanilha, de 40 anos, ficou sabendo da vacinação por meio da direção da escola em que os filhos dela estudam.

“Moro aqui perto e logo aproveitei pra me vacinar e trazer os meus filhos para se vacinarem também”, contou.

*Do portal da Prefeitura de Palmas