Notas Oficiais

PSDB-Mulher se solidariza à atriz Klara Castanho e repudia ataques contra mulheres vítimas de violência

Nós, mulheres, somos fortes, livres e, sobretudo, sensíveis. O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, em nome de todas as tucanas, solidariza-se à atriz Klara Castanho, de 21 anos, que vítima de um estupro, engravidou, deu à luz e, numa decisão difícil, colocou o bebê para adoção. Desde então, a jovem é alvo de críticas e ataques contínuos.

Não bastou ter o seu corpo e a sua dignidade violados. A jovem a teve sua privacidade e direito a sigilo violados de forma maldosa e leviana por quem está apenas em busca de promoção pessoal.

Ética, empatia e senso de justiça parecem não fazer mais parte das ações de grupos específicos da sociedade.

Diante do drama vivido pela atriz, o PSDB-Mulher vem a público prestar apoio à artista e a todas as mulheres que se encontram em situação semelhante e repudiar todas as formas de ataque contra as mulheres vítimas de violência.

O PSDB-Mulher lembra que, a Lei 13.509/2017 prevê a chamada “entrega voluntária” de recém-nascidos ou crianças para a adoção. A legislação brasileira prevê ainda, pelo Código Penal, artigo 128 inciso II, que o aborto em casos de estupro é permitido.

Em 2021, o Brasil registrou um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas. Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que, no passado, foram registrados 56.098 estupros — incluindo de vulneráveis — do gênero feminino no país.

#PassouDaHoraDeDarUmBasta

Secretariado Nacional da Mulher/PSDB