Força-TarefaNotícias

PSDB-Mulher leva ao Distrito Federal força-tarefa sobre presença feminina na política

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB chega ao Distrito Federal neste sábado (23/04) com uma força-tarefa para estimular a participação feminina na política, especialmente com foco em ampliar a representatividade nas eleições de 2022. O movimento, que nas últimas semanas já passou por outras regiões do país, é liderado pela presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius.

O ponto central do encontro será o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, voltado ao fortalecimento da competitividade de candidaturas de mulheres para aumentar a representatividade feminina na política. O evento ocorrerá na sede do PSDB do Distrito Federal, no Setor Hoteleiro Sul.

Nestes cursos regionalizados, que já foram levados a Goiás e à Paraíba, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB pretende identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres, traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.

“É fundamental colocar em prática ações que atraiam e ampliem a atuação das mulheres na política, seja na forma de qualificar e apoiar candidaturas de mulheres nessas eleições, bem como de qualificar as militantes para a formação de equipes para enfrentar a campanha eleitoral 2022”, observa a presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius.

Entre as lideranças confirmadas no encontro, estão o presidente do PSDB no DF e pré-candidato a governador, senador Izalci Lucas; a coordenadora do Secretariado na região Centro-Oeste e presidente do PSDB-Mulher no DF, Andréia Moura; e pré-candidatas do partido à Câmara Distrital.

A reunião de autoridades e lideranças da sociedade também busca qualificar o debate público na proposição de políticas públicas para o DF e o Brasil.

“É estratégico para o nosso país construir alternativas que valorizem a presença das mulheres na política, com respeito, voz, ideias e ideais. Esse movimento objetiva reforçar a competitividade feminina, com toda a contribuição que podemos dar para a área social, para a área econômica e principalmente na gestão, para construirmos juntas um Brasil melhor”, avalia Yeda Crusius.

Programação

Um dos painéis do seminário irá abordar a legislação eleitoral e as mudanças nas regras a partir deste pleito. A palestrante é a dra. Luciana Loureiro, especialista em controle combate à corrupção, membro fundadora da ABRADEP, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal. Outra temática abordada será das Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher. O assunto será detalhado por Tarsila Rorato Crusius, psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde.

O encontro ainda debaterá aspectos da comunicação política, e os cenários local e nacional para 2022. A programação completa pode ser acessada no link: psdb-mulher.org.br.