Notas Oficiais

Nota de apoio à prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro

Um exemplo claro do machismo estrutural que permeia a sociedade brasileira, infelizmente ainda sendo reproduzido por muitas de nossas mulheres, aconteceu na Câmara Municipal de Palmas (TO) nesta terça-feira (08/02).

Ao participar da abertura do Ano Legislativo na Casa, ocasião em que prometeu dar atenção especial à educação no município em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi alvo de ataques feitos pela presidente da Câmara, vereadora Janad Valcari (Podemos), por ter deixado a sessão para amamentar o seu filho recém-nascido, Vittorio, de dois meses de vida.

A vereadora chegou a se referir à Cinthia em plenário como “prefeitinha fujona”, alegando que a tucana deveria ter tirado licença-maternidade para cuidar do filho em casa ou tê-lo levado ao compromisso na Câmara. Em suas redes sociais, a prefeita manifestou perplexidade com o episódio:

“Hoje participei de uma solenidade na Câmara de Vereadores de Palmas para abertura do Ano Legislativo. Após duas horas, precisei sair para amamentar meu filho Vittorio, de 2 meses. Infelizmente, houve um discurso equivocado por parte de uma vereadora que não entendeu o motivo/necessidade de me ausentar. E você, o que pensa sobre isso? Que adjetivo daria para uma mãe que trabalha e amamenta?”, questionou Cinthia Ribeiro.

Em nota, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB manifestou o seu apoio à prefeita tocantinense. Leia a íntegra a seguir:

“A base da política é fazer o bem, o princípio da vida é gerar e alimentar. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi cruelmente atacada pela presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari (Podemos), ao deixar o plenário para amamentar o pequeno Vittorio, de pouco mais de dois meses. Um absurdo sem igual!

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB rechaça a atitude desumana, deselegante e incompreensível de uma mulher que deveria se solidarizar com outra e não agredir, ironizar e desrespeitar. Nem as tensões resultantes da pandemia da Covid-19 justificam a insensibilidade e a agressividade gratuitas.

Lamentamos que, neste momento, em que todas nos unimos em busca de saúde e dias melhores, ainda existam pessoas que se arvoram de um poder provisório e de um cargo temporário para desferir ódio e insensatez.”