Notícias

Aprovado projeto de Lei de Zilá Breitenbach que incentiva o cicloturismo no Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (08/02), o projeto de Lei nº 34/2021, de autoria da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS), que cria incentivos ao desenvolvimento do cicloturismo no estado. A iniciativa visa promover o uso da bicicleta e o turismo ecológico, facilitando o desenvolvimento local e regional.

Dentre os benefícios da proposta destacados pela tucana também estão a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção da atividade física e do lazer; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos do estado; a movimentação da economia; e a promoção da mobilidade e acessibilidade.

Com a aprovação do projeto, também será possível formar consórcios ou instâncias com a participação ativa de associações, agregando sociedade civil, poder público e iniciativa privada, com foco na promoção do cicloturismo.

“Por meio do ciclismo, estamos diante de uma oportunidade concreta para o desenvolvimento do turismo no estado e promoção da saúde”, destacou a parlamentar.

“Temos certeza que a partir de agora, as rotas surgirão pela comunidade cada vez mais organizadas, a sinalização vai poder ser realizada, e o estado do Rio Grande do Sul terá no cicloturismo uma grande atividade de esporte, de lazer, de turismo e de saúde”, completou Zilá, em suas redes sociais.

Ciclismo no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) apontou um crescimento de 118% nas vendas de bicicletas em 2020, em comparação com o ano anterior.

Já o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o perfil do cicloturista brasileiro. Conforme o estudo, em 2018, cerca de 40% dos praticantes viajavam entre 4 e 7 dias em média durante seus roteiros, sendo que 44,8% gastavam entre R$ 100 e R$ 249 diariamente.

*Com informações da Bancada do PSDB no Rio Grande do Sul