Notícias

Retrospectiva 2021: Em dezembro, PSDB-Mulher faz balanço do ano e tucanas assumem cargos de destaque

A Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB se reuniu virtualmente, no início do mês, com as presidentes dos diretórios estaduais e coordenadoras regionais do PSDB-Mulher para fazer um balanço das atividades de 2021 e discutir o calendário para o próximo ano.

Durante o encontro, foi apresentada a 19ª edição especial do Jornal Digital PSDB Brasileiras PSDB-Mulher, que deu destaque à grande festa democrática promovida pelo partido em novembro, nas prévias que elegeram o governador de São Paulo, João Doria, como o candidato do PSDB à Presidência da República.

Representantes do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, do qual o PSDB-Mulher faz parte, também se reuniram, em Porto Alegre (RS), para fazer um balanço dos trabalhos do grupo em defesa dos direitos políticos das mulheres em 2021. O saldo foi positivo.

“Mesmo estando em uma pandemia, conseguimos nos reunir virtualmente. Fizemos uma parceria boa com a ONU Mulheres e com a Faculdade Flacso, da Argentina, para um curso com 200 vagas para as mulheres brasileiras, divididas pelos partidos que participam do Fórum. Participamos presencialmente de intervenções na Câmara dos Deputados para que não houvesse retrocesso na legislação eleitoral, no que diz respeito às cotas de gênero e a participação da mulher na política”, ressaltou a assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro.

Cargos de destaque

Lideranças do PSDB-Mulher também assumiram posições de destaque neste mês. O Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, promoveu a cerimônia de posse dos novos membros do colegiado para a gestão 2021-2025. Entre as novas conselheiras está a presidente do PSDB-Mulher de São Paulo e coordenadora de Políticas para a Mulher do estado, Edna Martins.

Na ocasião, a tucana também recebeu a Medalha Ruth Cardoso, homenagem concedida em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos da mulher. “Hoje, ao receber essa medalha, assumo o compromisso de honrar qualquer espaço que ocupar lutando pela igualdade de direitos de todas as mulheres”, prometeu Edna.

No Paraná, foi lançado o Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, com o objetivo de oferecer suporte às mulheres interessadas em se candidatarem a um cargo eletivo, além de promover espaços para debates e a elaboração e proposição de políticas públicas voltadas ao público feminino.

No braço paranaense do Fórum, seis dirigentes regionais ficarão responsáveis por coordenar as atividades. Uma delas é a presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Rosalina Batista, que assumiu a coordenadoria regional do litoral do estado.

“Para nós, do PSDB-Mulher, a fundação do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos foi muito importante, em cima da união, de trabalho, de melhoria da qualidade de vida. E para mim é muito importante também, porque tive muito apoio do nosso líder do partido aqui, o deputado estadual Michele Caputo”, disse a tucana.

Tucanas em ação

Em dezembro, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promoveu uma audiência pública para discutir como proteger os direitos das mulheres com deficiência — que sofrem três vezes mais violência que as não deficientes. Com o tema “Todas juntas: enfrentando a violência contra a mulher com deficiência”, o debate reuniu senadoras e especialistas, todas enfáticas sobre a necessidade de aprimoramento legislativo e ações mais assertivas e céleres.

O requerimento para a realização da audiência foi de autoria das senadoras Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Leila Barros (Cidadania-DF).

Por sua vez, engajada na campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a prefeita de Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho (PSDB), resolveu doar alguns livros com temática feminista, sobre a luta pelo fim da violência de gênero e histórias de mulheres que marcaram a agenda do feminismo no Brasil e no mundo, para a Biblioteca Municipal da cidade.

“Essa foi uma doação pessoal minha, com o intuito de levar para outras mulheres informação e conhecimento, como forma de empoderamento e combate à violência”, contou a tucana, em suas redes sociais.

“Os livros ajudaram a formar a mulher que hoje eu sou, estiveram comigo em diversos momentos da vida e por muitas vezes me disseram as palavras que eu precisava ler. Espero que esses possam ajudar a empoderar e fortalecer as nossas meninas e mulheres que frequentam a biblioteca municipal”, completou Francineti.