No PR, Rosalina Batista assume coordenação de Fórum de Mulheres de Partidos e trabalha por políticas públicas de gênero

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (29/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. O evento, que foi coordenado pela Procuradoria da Mulher da Casa, é parte das ações da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no estado.

O Fórum é composto por dirigentes de 11 partidos políticos, entre eles o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, e tem o objetivo de oferecer suporte às mulheres interessadas em se candidatarem a um cargo político, além de promover espaços para debates e a elaboração e proposição de políticas públicas voltadas ao público feminino.

No braço paranaense do Fórum, seis dirigentes regionais ficarão responsáveis por coordenar as atividades. Uma delas é a presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Rosalina Batista. Ela assumiu a coordenadoria regional do litoral do estado.

“Para nós, do PSDB-Mulher, a fundação do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos foi muito importante, em cima da união, de trabalho, de melhoria da qualidade de vida. E para mim é muito importante também, porque tive muito apoio do nosso líder do partido aqui, o deputado estadual Michele Caputo”, disse a tucana.

Por sua vez, o deputado estadual Michele Caputo (PSDB-PR) parabenizou Rosalina e a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, por sua atuação em defesa da equidade de gênero na política.

“Eu queria te parabenizar, Rosalina. Vi lá o respeito que os demais partidos têm por você e pela sua história. Para nós, do PSDB Paraná, é extremamente importante participar desses fóruns. Queria também parabenizar a nossa presidente nacional, a governadora Yeda Crusius, e dizer a todos que podem continuar contando com o meu apoio, porque essa é uma causa que tem que envolver todos nós. Mulher na política é sinônimo de menos corrupção, de mais avanços sociais e de igualdade na política”, acrescentou.

Políticas para mulheres

A última semana foi de muito trabalho para Rosalina Batista. Na sexta-feira (26/11), ela tomou posse no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) do Paraná. Representante da Associação das Entidades de Mulheres do Paraná (Assempa), ela comemorou as cadeiras conquistadas nos conselhos municipais e estadual.

“Essa semana foi muito importante para mim nessa questão da mulher. No dia 26 tive a posse no Conselho, e discutimos com o secretário para criar o Fundo de Recurso para Política Pública da Mulher no Paraná. A gente já vai trabalhar o projeto para ir para a Assembleia Legislativa do Estado”, contou.

No domingo (28/11), foi a vez do PSDB-Mulher Estadual do Paraná e o Municipal de Curitiba se reunirem, na capital paranaense, para uma capacitação e troca de ideias para alavancar a participação das mulheres na política em 2022. Além de Rosalina Batista, estavam presentes a presidente do PSDB-Mulher de Curitiba, Greiceliz Perusseli, integrantes das executivas, convidadas e o representante do presidente estadual do PSDB-PR, Luiz Antônio Gatti, que passou para deixar palavras de apoio e incentivo às mulheres.

“Foi uma tarde maravilhosa. A capacitação, troca de experiências e a vontade dessas mulheres em fazer a diferença nos trazem orgulho de estarmos no PSDB-Mulher PR”, destacou Perusseli nas redes sociais.

“Foi um excelente bate papo e troca de experiências. É gratificante sentir a vontade dessas mulheres em ocupar seu lugar no meio político. Em 2022, o PSDB-Mulher do Paraná continuará forte e engajado na construção de um futuro para as mulheres na política”, concluiu Rosalina.
*Com informações do portal da Assembleia Legislativa do Paraná