Tucanas participam ativamente das prévias do PSDB para presidente da República

Foto: Orlando Brito/PSDB

Tucanas de todo Brasil chegaram cedo, neste domingo (21/11), ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde governadores, prefeitos e prefeitas, vices, senadores e senadora, deputados e deputadas, além de dirigentes do PSDB, participam ativamente da escolha e votação presencial nas prévias que vão definir o candidato do partido à Presidência da República. Unidas, as mulheres afirmam que este é o momento maior da democracia interna do PSDB e uma demonstração de unidade.

Aproximadamente 44.700 tucanos e tucanas participam das prévias que vão escolher entre os pré-candidatos Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e João Doria, governador de São Paulo.

Parlamentares

Para a deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS), um partido como o PSDB, com tantos nomes de destaque, inviabiliza uma escolha que não seja via disputa política. “É um processo extremamente democrático, seria difícil imaginar um partido que tem mais de uma liderança postulando o mesmo cargo não ter a oportunidade de discutir com sua militância. O grande desafio é unificar o partido por um projeto maior que é o Brasil.”

Segundo a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), as prévias devem servir de exemplo também para os estados. “É a primeira vez que um partido, o qual eu gosto muito e que está na vanguarda, faz isso, e também espero que funcione nos estados: quando houver uma escolha para governador, que seja discutido para que a gente saiba. Quero muito, porque vivo muito o partido. Eu acredito no PSDB.”

A deputada estadual do Rio Grande do Sul Zilá Breitenbach (PSDB-RS) ressaltou que a disputa é democrática. “O embate político é próprio da democracia. Essa harmonia vai continuar embora não vá se eleger os três. O PSDB mostrou que sabe fazer democracia e mexeu com sua militância.”

Empolgada com a presença maciça de tucanas nas prévias, a deputada estadual de São Paulo Maria Lúcia Amary (PSDB-SP) afirmou que o evento de hoje é bastante significativo: “Essas prévias sinalizam a força da militância. Agora nós teremos um resultado positivo para que todos se unam para o bem comum.”

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB-MS), presente ao evento, emocionou-se ao dizer o que espera das prévias e das discussões realizadas neste domingo. Para ela, ocorre um marco histórico.

“Este é um grande exercício de democracia e um grande exemplo para o país e, democraticamente, cada um escolher o que acha que mais se encaixa no seu perfil  para que juntos a gente possa transformar o nosso Brasil em um país humano que olhe para as pessoas com carinho, amor e dedicação. Um Brasil de mais amor e paz e que traga oportunidades para as pessoas.”

Prefeitas

Na avaliação da prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, o PSDB, após a definição deste domingo, terá como desafio a construção da unidade e do futuro. “É super importante que o PSDB, democraticamente, eleja seu candidato a presidente da República.”

Em seguida, a tucana acrescentou: “O debate em cima de ideias é super relevante para que a gente possa unir o partido e o Brasil. O grande desafio é construir o sentimento de unidade e de construção de futuro. Isso o PSDB está fazendo, mostrando como é possível fazer”.

De acordo com Ilce Rocha, prefeita de Vespasiano (MG), a disputa entre os três candidatos é positiva, e coloca o PSDB em lugar de destaque no cenário da política nacional. “O partido se coloca numa postura de reconduzir o Brasil. É um momento de reconstrução real do nosso partido. É uma disputa que só faz engradecer o PSDB.”

Para a prefeita de Alagoinha (PB) e presidente do PSDB-Mulher estadual da Paraíba, Maria de Zé Roberto, o PSDB “deu um passo à frente muito à frente dos demais partidos”: “Não deixando que um seja candidato para que possa ter um rompimento dentro do partido. Hoje, o partido se uniu para escolher o candidato que vai representar o PSDB na eleição. É um momento ímpar”.

Segundo Maria de Zé Roberto, é uma alegria também para as tucanas. “Nós, mulheres do PSDB Mulher, ficamos muito felizes com isso, porque vai fazer com que nós, mulheres, possamos mostrar que o partido está muito bem representado. O país parou para assistir este momento importante do PSDB. Isso valoriza os filiados e os candidatos.”

A prefeita de Barão de Melgaço (MT), Margareth de Munil, disse que as prévias indicam o espírito democrático que predomina no PSDB. “É de suma importância que o país seja democrático, sobretudo com a mulher participando e inserida, porque ela também faz parte dessa política nacional. A democracia abre espaço para o diálogo. A democracia é isso: respeitar a vontade de cada ser humano.”

Dirigentes

Para a coordenadora do PSDB Mulher na região Centro Oeste, Andreia Zemuner, as prévias são um prenúncio do que ocorrerá no próximo ano. “O que o PSDB está fazendo é um exemplo para o país inteiro. As prévias são legítimas e democráticas, o vencedor vai aglutinar os demais. O PSDB é um partido só, nós vamos mostrar isso hoje e nas eleições de 2022.”

A presidente do PSDB Mulher do Gama, região administrativa do Distrito Federal, Socorro Melo, afirmou que o envolvimento da militância é total. “É um dia muito importante, estamos aqui fazendo o nosso papel como cidadã, os filiados estão muito ansiosos com isso. Nós estamos muito envolvidos com essa votação de hoje.”

A votação presencial começou por volta das 8h e termina às 15h. Vereadores e filiados votarão pelo aplicativo Prévias PSDB até às 18h.