#MaisMulherNaPolitica

PSDB-Mulher do RJ se mobiliza em torno de ações para fortalecer o secretariado

A presidente do PSDB-Mulher do Rio de Janeiro e coordenadora do secretariado na região Sudeste, Tiana Azevedo, promoveu uma reunião nesta terça-feira (14/9) com tucanas de diferentes regiões do estado, entre elas a presidente do PSDB-Mulher de Nilópolis (RJ), Andréa Castelo Branco, que destacou a importância do momento “para nos conhecermos, traçarmos metas e objetivos, rumo aos 50/50”. O encontro aconteceu no formato presencial – o primeiro, desde o início da pandemia – na sede do partido, na capital carioca. A organização do secretariado estadual para colocar em prática o Planejamento Estratégico do PSDB-Mulher Nacional 2021/2022 e fortalecer o movimento das mulheres foram os principais focos da reunião.

“É fundamental trabalhar pela organização partidária e pelas nossas bandeiras. E o PSDB-Mulher sempre valorizou esta questão. Tanto é que temos o nosso Regimento Interno que nos dá respaldo e segurança jurídica. Vejam o exemplo da nossa prefeita de Palmas, a Cinthia”, ressaltou Tiana ao relembrar a perseguição sofrida por Cinthia Ribeiro de um ex-colega de partido que tentou expulsá-la da legenda. O caso foi parar na Executiva Nacional do PSDB que decidiu pela intervenção no diretório estadual de Tocantins, o que garantiu a candidatura à reeleição da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Neste clima de campanha e momento de prévias partidárias, Tiana pediu às tucanas para participarem dos encontros com os presidenciáveis para ouvir suas propostas. “As prévias são um ato de democracia interna do PSDB e que já é uma cultura que devemos cada vez valorizar e realizar”, destacou. Ela aproveitou para convocá-las para se mobilizarem em torno de um projeto que permita eleger um número maior de mulheres em 2022. “Estamos há um ano das eleições. Teremos muito trabalho pela frente. Precisamos nos fortalecer e lutar juntas por mais mulheres eleita, o que passa também, pela organização partidária”, pontuou.

Na ocasião, a presidente do PSDB-Mulher do Rio inspirou as tucanas ao compartilhar suas experiências como militante. “O movimento é forte e bem amparado pela legislação. Desde 2006, trabalho com orgulho e por amor de forma voluntária para o PSDB. Trabalhei em todas as campanhas voluntariamente”, relatou.

Carta-Compromisso

Durante o encontro, Tiana leu a Carta-Compromisso que o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB entregou aos postulantes às Prévias, que definirão o candidato da sigla à Presidência da República, além de dirigentes partidários. A tucana ressaltou que entre os pontos de destaque estão o estímulo à participação de mulheres na política e o apoio à paridade de gênero nos quadros internos do partido.

“Para fazermos com que o processo de igualdade aconteça, é preciso a união de todos. Mulheres, homens, jovens. Todos engajados neste propósito. Há pelo menos seis anos reivindicamos os 50/50. Somos mais da metade da população e quase 50% dos filiados do Partido”, defendeu Tiana. “Temos de mudar isso. Nada melhor que a mulher ocupar o seu espaço de poder”.

Andréa Castelo Branco também defendeu o envolvimento de todos nessa luta. “Somos a maioria e precisamos ocupar todos os cargos e lugares, afinal, decidimos uma eleição, não é mesmo?!Para concretizar nosso objetivo, abordamos sobre a carta-compromisso que define políticas públicas de inclusão das mulheres, e para isso é necessário o engajamento de todos os nossos dirigentes partidários.

Formação política das mulheres

Tiana destacou o trabalho realizado pelo PSDB-Mulher Nacional para capacitar as tucanas, de modo a prepará-las para a vida pública.

“É muito importante que todas participem ativamente da Plataforma Digital PSDB Brasileiras PSDB-Mulher, das lives promovidas. Tudo ali é um aprendizado que levamos para o nosso dia-a-dia”, afirmou.