Notícias

Assembleia Legislativa aprova projeto de Fernanda Pessoa que cria o Programa Ceará Sem Suicídio

Foto: Edson Júnior Pio/Assembleia Legislativa CE

Em meio ao setembro amarelo, campanha brasileira de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou um projeto, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB-CE), que cria o Programa Ceará Sem Suicídio. ´

A iniciativa propõe a manutenção contínua de um sistema telefônico gratuito, para atendimento em qualquer horário, voltado para pessoas com quadros depressivos ou que estejam inclinadas à prática do suicídio.

Por meio do atendimento, também seria possível identificar sintomas, promover o tratamento de eventuais transtornos mentais e o acompanhamento psicológico desses pacientes.

“A vida é o nosso bem mais valioso. Precisamos intensificar cada dia mais ações e projetos de prevenção ao suicídio. O poder público tem um papel fundamental nisso. Cada vida importa, e muito”, destacou a tucana em suas redes sociais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Apenas no ano de 2019, 700 mil pessoas tiraram a própria vida, o equivalente a uma a cada 100 pessoas.