Notícias

Projeto de Alessandra Vieira quer criar Programa de Registro de Feminicídio em Pernambuco

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) um projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB-PE), que propõe a criação do Programa de Registro de Feminicídio no estado. O objetivo da iniciativa é acompanhar a efetivação da Lei do Feminicídio em Pernambuco, além de combater e prevenir esse tipo de crime contra as mulheres.

O PL nº 2.028/2021 estabelece que o programa terá por finalidade coletar, ordenar e analisar dados sobre feminicídios praticados ou tentados contra mulheres, e promover a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem as sobreviventes e familiares.

O texto prevê ainda a criação de um Observatório do Feminicídio, com a participação de representantes dos três Poderes, da sociedade civil e de universidades. Um relatório anual deverá ser publicado com as principais análises, indicadores e sugestões de ações para combater o problema.

Na justificativa da matéria, a parlamentar apontou os crescentes números da violência contra as mulheres, problema que tem se agravado durante a pandemia do coronavírus. Segundo dados da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS-PE), foram registrados 76 crimes do tipo em Pernambuco em 2020. O número representa um aumento de 33,3% em relação a 2019.

“Investigar as causas do feminicídio é de fundamental importância enquanto ainda existem mulheres vítimas e/ou expostas à violência dentro da própria casa, local este que durante a pandemia do coronavírus tornou-se palco cruel para as mais diversas modalidades de violência contra a mulher: ou seja, mais mulheres sofreram violência ou foram mortas porque ficaram dentro de casa com seus agressores”, argumentou a tucana.

“Um programa reunindo dados, experiências, iniciativas e produzindo análises consolidadas se faz fundamental para que elas tenham pleno direito a viver uma vida livre de violência, mal intolerável que o Estado tem o dever de combater”, completou Alessandra Vieira.

*Com informações do portal da Alepe