Notícias

Comandada por Cinthia Ribeiro, Palmas (TO) está entre as capitais mais eficazes no enfrentamento à Covid-19

Mais um reconhecimento à gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) à frente de Palmas (TO), principalmente no que diz respeito à condução da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus: de acordo com um estudo do Instituto Votorantim, Palmas está entre as capitais brasileiras mais eficazes no enfrentamento à Covid-19.

Com base nas características da população, da economia e da rede de saúde de cada município, os pesquisadores criaram o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia (Ieep), estimando quantas mortes seriam esperadas em cada um deles, considerando a média brasileira. Cidades com menos óbitos do que o projetado foram consideradas eficientes.

Entre as capitais, Palmas ficou em terceiro lugar, com um índice de 0,749, atrás apenas de Florianópolis e São Paulo.

Em suas redes sociais, a prefeita comemorou o feito:

“O resultado do trabalho coordenado, científico, com ética e responsabilidade já começa a ser reconhecido. Se pecamos, foi pelo excesso. Nossa cidade superou o seu maior desafio até hoje. Vamos dar a volta por cima com uma gestão inteligente, humana e eficiente”, destacou.

A boa gestão frente à pior crise sanitária da história recente também garantiu a Palmas a classificação de ‘ótimo’ no Ranking de Transparência de Dados no Combate à Covid-19 compilado pela Transparência Internacional.

“Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Palmas, determinamos que todos os dados relacionados ao enfrentamento da pandemia fossem amplamente divulgados. E assim fizemos”, frisou Cinthia Ribeiro.

“O cidadão palmense pode acompanhar e fiscalizar o trabalho de combate ao coronavírus no Portal da Transparência, no site da Prefeitura, no Plantão Coronavírus, no Vacina Já, nos Boletins Epidemiológicos e nas redes sociais institucionais. Acessem, se informem, compartilhem a informação”, completou a tucana.