Notícias

Na Finlândia, mães têm direito a auxílio financeiro e licença parental de 10 meses

Foto: Alex Pasarelu/Unsplash

Considerado o país mais feliz do mundo, de acordo com o “2021 World Happiness Report”, a Finlândia também oferece muitos benefícios para as mães e suas famílias. Uma reportagem da Revista Crescer destacou que, além de um auxílio financeiro de 98 euros por mês (aproximadamente R$ 613, na cotação atual) para todas as crianças finlandesas, até elas atingirem a maioridade, o governo finlandês também concede uma licença parental que pode ser dividida entre os pais, e estendida por 10 meses.

Durante a gravidez, consultas e exames rotineiros são gratuitos. O hospital universitário também disponibiliza uma enfermeira para acompanhar de perto a gestação. No país nórdico, o parto normal é bem valorizado. Dessa forma, não há a opção de optar pela cesárea, exceto em casos realmente necessários.

Antes do parto, outra iniciativa de apoio aos pais muito comum na Finlândia é a chamada “caixa de maternidade”, que vem com alguns itens para o bebê, principalmente roupas, e é oferecida a todas as crianças. Caso os pais queiram, também é possível receber o valor em dinheiro, 170 euros (R$ 1.057), ao invés da caixa de maternidade.

Quando os pais têm uma emergência, seja por doença ou por estarem muito cansados, ainda é possível pedir ajuda para uma enfermeira, que trabalha na prefeitura, que vai até a casa dos pais cuidar da criança. O serviço é gratuito, sendo necessário pagar apenas o transporte da profissional.

Leia a íntegra da reportagem da Revista Crescer AQUI