Notícias

Parlamentares tucanas pedem respeito às instituições brasileiras e à democracia

Foto: Marcos Corrêa/PR

O feriado de 07 de setembro, dia da Independência do Brasil, foi palco de manifestações antidemocráticas por todo o país, instigadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que subiu o tom ao fazer ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

Em resposta aos atos, parlamentares tucanas pediram por mais respeito às instituições brasileiras e à democracia.

Nas redes sociais, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) criticou a postura do presidente da República, não condizente com a do mandatário de um país como o Brasil:

“O legado deste 7 de setembro: Bolsonaro, aprisionado em seu cárcere mental, confirmou o que a maioria já sabia. É desprovido de qualquer lucidez, caráter e competência para governar. Não lhe resta nenhuma condição para se manter na presidência do país”, escreveu ela.

Por sua vez, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) destacou que o 07 de setembro é dia não apenas de comemorar avanços, mas de refletir sobre o país que estamos construindo dia após dia.

“Não podemos permitir que confundam liberdade com desordem, com desrespeito. Temos o dever cívico de respeitar nossa pátria, nossos povos, nossas instituições. O respeito é a base para um mundo melhor e mais igualitário”, apontou.

“A nossa história carrega marcas de desigualdade e sofrimento para muitos povos. E é por esta razão que hoje eu digo com todas as letras: NÃO EXISTE INDEPENDÊNCIA SEM RESPEITO À DIVERSIDADE! Ser livre também significa respeitar quem pensa diferente, quem tem opiniões diferentes”, completou a tucana.

Oposição à Bolsonaro

Motivada pelos constantes ataques de Bolsonaro à democracia e às instituições, a Executiva Nacional do PSDB decidiu de forma unânime, após reunião nesta quarta-feira (08/9), que o partido fará oposição ao governo federal e iniciará a discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade pelo presidente da República.

Em nota oficial, o partido declarou repudiar “as atitudes antidemocráticas, truculentas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo Dia da Independência”.

“O PSDB se alinha a todas as forças da sociedade brasileira que têm na democracia, na defesa das instituições e no respeito à liberdade o seu maior compromisso”, frisou o texto.