Notícias

Projeto de Juliana Pavan que cria programa de atenção integral à saúde de mulheres é aprovado em SC

Foi aprovado nesta terça-feira (6/7), pela Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC), o projeto de Lei nº 21/2021, de autoria da vereadora Juliana Pavan (PSDB), que cria o programa Borboleta de Menarca, de promoção e atenção integral à saúde da mulher. O texto segue para a sanção do prefeito municipal, Fabrício de Oliveira.

A iniciativa visa acompanhar a saúde das mulheres do município desde a infância, seja no trato físico ou emocional, e prevê ainda a distribuição gratuita de absorventes higiênicos à população feminina mais vulnerável nos âmbitos econômico e social.

A vereadora comemorou a aprovação da proposta:

“A aprovação da proposição foi um avanço na visibilidade feminina e em minha responsabilidade, enquanto representante da comunidade, somada à do Poder Executivo, na garantia de políticas públicas inclusivas, sem máscaras, mas com ações que garantam direitos, espaço e saúde de qualidade às mulheres de Balneário Camboriú”, destacou.

Antes do início da sessão, a tucana foi surpreendida pela visita de diversas lideranças estudantis, que assinaram uma carta de apoio ao projeto intitulada “Por uma cidade em que a dignidade menstrual não seja privilégio de poucos”.

O apoio destas jovens mulheres e das instituições que representam me emociona, e me traz um gás ainda maior para seguir nesta caminhada sempre em prol das pessoas, neste ato, mais particularmente a população feminina de nossa cidade”, comentou Juliana Pavan.

Um abaixo assinado online em defesa do Projeto Borboleta de Menarca também já soma quase 300 assinaturas.

“A abrangência dessa iniciativa já transcendeu os limites de Balneário Camboriú. Além de participações por redes sociais, também já temos pedidos de informações sobre o Borboleta vindo de várias cidades do estado”, completou a vereadora.