Notícias

Zilá Breitenbach quer independência financeira de vítimas de agressão no RS

Segue em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma proposta da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS) que busca oferecer às mulheres vítimas de violência caminhos para alcançar a independência financeira.

O projeto de Lei nº 305/2019, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, altera a legislação da Política Estadual de Atendimento Integrado às Mulheres Vítimas de Violência, incluindo o encaminhamento aos órgãos de intermediação de mão-de-obra e capacitação para o mercado de trabalho.

A parlamentar justificou que a empregabilidade, com geração de renda para a mulher vítima de violência, é uma das formas mais eficazes de torná-la independente de seu agressor, assim como prevenir a reincidência dos casos.

“Queremos que as mulheres vítimas de violência tenham oportunidades de trabalho que lhes deem dignidade e confiança, e assim não dependam de seus companheiros ou familiares financeiramente, não precisando se submeter a humilhações e aguentar qualquer tipo de violência”, destacou.

A proposição é mais uma das iniciativas que compõem a atuação de Zilá Breitenbach como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência.

Vale ressaltar que o parlamento gaúcho tem reunido uma série de propostas que visam dar apoio às vítimas de todos os tipos de violência no estado. Nesta terça-feira (6/7), por exemplo, foi aprovado um projeto de Lei que autoriza o governo do Rio Grande do Sul, comandado por Eduardo Leite (PSDB), a criar espaços de acolhimento às vítimas de violência doméstica durante a pandemia do coronavírus.

*Com informações da Bancada do PSDB no RS