Lei de Therezinha Ruiz que cria Semana do Empreendedorismo Feminino é promulgada no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) promulgou, em votação no plenário no último mês, a Lei de autoria da deputada estadual Profª Therezinha Ruiz (PSDB-AM) que cria a Semana Estadual do Empreendedorismo Feminino.

O projeto de Lei nº 129/2021 prevê a realização anual do evento, sempre no mês de novembro, dando às mulheres empreendedoras a oportunidade de expor os seus trabalhos e fazer negócios que podem complementar a renda familiar.

“Neste momento em que enfrentamos a pandemia, muitas famílias passam por dificuldades financeiras com a perda de emprego ou a redução de suas rendas. E as mulheres têm papel preponderante no empreendedorismo: mesmo cuidando das tarefas domésticas, elas desenvolvem atividades que ajudam a sustentar a família”, justificou a tucana.

A parlamentar acrescentou que a Semana do Empreendedorismo Feminino também visa conscientizar a população sobre a importância de empreender e incentivar as mulheres a abrirem seu próprio negócio, tornando-se financeiramente autônomas.

“Reconhecer e apoiar o trabalho de mulheres aguerridas que trazem consigo a luta por vida digna e honesta para suas famílias é um compromisso meu”, completou Therezinha Ruiz.

Segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020, pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), a pandemia do coronavírus fez o país perder quase 10 milhões de empreendedores.

A taxa de empreendedorismo no total da população adulta caiu de 38,7% em 2019 para 31,6% no ano passado, chegando ao menor patamar dos últimos oito anos. O impacto foi maior entre as mulheres: de cada 10 adultos empreendedores que se viram obrigados a fechar suas empresas e sair do mercado, aproximadamente 7 eram mulheres.

Com informações da assessoria da deputada Therezinha Ruiz