Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) lança programa de combate à evasão escolar

Foto: Lu Freitas/PMNH

A Prefeitura de Novo Hamburgo (RS), administrada por Fátima Daudt (PSDB), lançou na última semana o Programa Municipal de Ações Integradas #VemPraEscola. A iniciativa, que envolve as Secretarias Municipais de Educação (SMED), da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS), tem o objetivo de identificar e mapear crianças, adolescentes e adultos que ainda não frequentam a escola ou que tenham abandonado os estudos.

Uma equipe multidisciplinar ficará responsável pela análise individual de cada caso, para entender as dificuldades enfrentadas pela família e determinar os possíveis encaminhamentos para o acesso e a permanência desse estudante na escola.

Nas redes sociais, a prefeita destacou o esforço conjunto de várias secretarias para colocar o programa em prática.

“Faremos o que for necessário e o que for possível para buscar os estudantes, pois a educação é um direito deles. O desenvolvimento e o futuro do município passam pela educação e pelo cuidado com nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

“Queremos que o #VemPraEscola Novo Hamburgo ecoe em cada canto da cidade, como um chamado, para que todos tenham acesso ao ensino de qualidade”, completou a tucana.

Além de garantir o ingresso e retorno de crianças e jovens aos estudos, as informações da plataforma #VemPraEscola também servirão como base de dados para auxiliar na identificação das principais causas para a evasão escolar, bem como na criação de estratégias e políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

*Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo