Notícias

No 33º aniversário, PSDB resgata valores em defesa da democracia

No aniversário de 33 anos, o PSDB resgata a memória da sua origem na interface de distintos pensamentos políticos contemporâneos, como a ética, a solidariedade e a participação comunitária. Tais pressupostos são essenciais no momento atual em contraposição à polarização instaurada no Brasil e à precarização da economia.

“Aos 33 anos, estamos longe dos extremos e das ações que dividem o Brasil quando ele mais precisa estar unido, mas continuamos próximos do povo brasileiro em seu desejo de reconstrução do país”, diz o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, em artigo para o PSDB-Mulher.

O PSDB atinge o 33º com mais de 1,4 milhão de filiados, comanda São Paulo com João Doria, Rio Grande do Sul sob a gestão de Eduardo Leite e Mato Grosso do Sul com Reinaldo Azambuja e 520 municípios, tem 4.377 vereadores, 33 deputados federais, 72 deputados estaduais e sete senadores.

A um ano e meio das eleições, o PSDB se vê com a obrigação de restaurar estabilidade financeira, presente na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, que permitiu o crescimento econômico, os avanços sociais e a busca pela igualdade de gênero, tão defendida pelo PSDB-Mulher.

“Uma de nossas principais bandeiras é a defesa de ações que promovam a maior representatividade feminina na política. Entendemos que para acontecer verdadeiramente é preciso dar voz a elas, a começar pelas estruturas e relações partidárias”, afirma a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius.

A Executiva Nacional do PSDB definiu as regras para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República: o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos. Concorrem os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), o senador Tasso Jereissati (CE) e  Arthur Virgílio Netto, que foi prefeito de Manaus (AM).

A votação interna será em 21 de novembro, uma semana depois ocorrerá o segundo turno, em 28 do mesmo mês. As inscrições dos candidatos podem ser feitas até 20 de setembro e os debates começarão no dia 18 de outubro.