Notas Oficiais

PSDB-Mulher repudia censura à vereadora Teca Nelma na Câmara Municipal de Maceió

A sessão desta quarta-feira (23/6) da Câmara Municipal de Maceió, capital alagoana, foi palco de mais um episódio lamentável de violência política de gênero.

Em meio ao debate acerca da concessão de um Título de Cidadão Honorário ao presidente da República Jair Bolsonaro, posto em pauta em regime de urgência e sem aviso prévio aos parlamentares, a vereadora Teca Nelma (PSDB-AL) teve sua fala censurada ao proferir voto contrário à moção, referindo-se ao presidente como “genocida”.

O vereador Fábio Costa (PSB-AL) então reagiu, dizendo que solicitaria ao presidente da Câmara a censura da fala da tucana, e, como se não bastasse, ameaçou oficiar o Conselho de Ética da Casa, a Presidência da República e a Advocacia-Geral da União (AGU). Ele ainda colocou em dúvida os conhecimentos da vereadora, ao dizer que “talvez ela não saiba qual o significado da palavra genocida”.

A resposta de Teca Nelma foi contundente:

“Mais uma vez sou atacada dentro dessa Casa pelo meu gênero. Mais uma vez o meu conhecimento está sendo colocado em xeque. Não foi a primeira vez que passo por isso, como vereadora. Sempre que profiro algo que não é comum aceito pelos vereadores homens dessa Casa, a primeira palavra que eles falam é ‘não sei se a senhora sabe do que está falando’”, denunciou.

“Vim aqui eleita pelo povo, democraticamente. Eu tenho liberdade de expressão para proferir os meus posicionamentos. E não vai ser com ameaças de nenhum vereador que eu vou ter a minha fala cerceada”, acrescentou ela. “Essa voz não vai ser calada por homem nenhum”.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DE REPÚDIO:

O PSDB-Mulher manifesta o seu repúdio à censura sofrida pela vereadora Teca Nelma, que tem imunidade para se expressar como desejar, e lamenta que, em pleno século XXI, tais demonstrações de machismo ainda sejam tão recorrentes, especialmente no que diz respeito à violência política imposta às mulheres nos espaços de poder.

Não seremos mais silenciadas ou interrompidas por homens que desejam manter uma histórica dominação patriarcal sobre as mulheres. Esse comportamento já ganhou nome no mundo todo, e é uma constante nos meios políticos: manterrupting. Abordamos esse fenômeno machista na 10ª edição do Jornal PSDB Brasileiras PSDB-Mulher – https://bit.ly/3i39jPs. Lugar de mulher é na política e onde ela quiser.

Yeda Crusius

Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB