AcompanheNotícias

Empatia e troca de conhecimento marcam o 1º dia do curso de Planejamento Estratégico para tucanas

Determinação, sororidade, resistência, resiliência, união foram palavras de ordem no 1º dia do curso “Planejamento Estratégico: Novas Ferramentas e Modelos Mentais para Organizações Políticas do Século XXI” oferecido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, nesta quarta-feira (14/4). Serão 4 dias de trocas de experiência e conhecimento entre 50 tucanas, indicadas pelas presidentes do PSDB-Mulher estaduais para participarem da experiência. A intenção é montar um plano de ação para identificar lideranças femininas, que incentivem outras mulheres a participar da política, bem como prepará-las para que participem das prévias do PSDB, que acontecerão em outubro deste ano.

Neste primeiro encontro virtual, tucanas de diversas regiões do país participaram de dinâmicas em duplas, e posteriormente, em grupos que possibilitaram a aproximação uma das outras a partir da troca de experiências. Por fim, juntas, buscaram definir por meio de frases e imagens o trabalho realizado pelo Secretariado da Mulher para aumentar a representatividade feminina, garantir os direitos das mulheres e capacitá-las para que atuem nas instâncias de poder.

Um dos grupos identificou o PSDB-Mulher como uma colmeia: “Uma representação das abelhas que trabalham em comunidade produzindo seu melhor, levando doce a vida. A abelha rainha representação feminina. Mexeu com uma mexeu com todas”.

Outro grupo trouxe a representação dos girassóis como característica das mulheres do PSDB. “Queremos que assim como os girassóis tornam a força de um a força de todos, que nós mulheres nos fortaleçamos como grupo pelo nosso melhor que uma sempre veja na outra a sua força e todas possam brilhar juntas”.

Durante o debate, a defesa a democracia foi um dos assuntos mais defendidos. “A Democracia fica frágil sem a força da mulher”, disse Francisca Ramos, membro da Coordenação Executiva do PSDB-Mulher do Piauí.

A inteligência emocional foi destacada também como uma característica fundamental para exercer o papel de liderança. “Inteligência emocional como uma estratégia para liderar como a águia”, defendeu outro grupo.

As tucanas também levantaram outro ponto importante e fundamental para o fortalecimento do Secretariado da Mulher: o respeito à idade e a busca pela sabedoria, mediante a troca de conhecimento entre mais velhos e jovens.

“Utilizar nossa história de vida para impulsionar as etapas futuras com altivez. A busca pela qualificação e conhecimento independe da idade e que não há idade para participar da política”, frisou um dos grupos.

A inciativa para aproximar as mulheres do partido, dando continuidade aos trabalhos, mesmo neste momento em que a pandemia exige o distanciamento social, foi exaltada pelas participantes.

“Adorei o aprendizado proporcionado pelo curso hoje. A cada encontro como esse, conheço novas histórias de mulheres fortes e inspiradoras”, expressou a vereadora de Mossoró e presidente do PSDB-Mulher do RN, Larissa Rosado.

A vereadora de Serra Negra do Norte (RN), Ana Karinne Nobrega, se emocionou com as histórias das colegas de partido e produziu a imagem de tucanas unidas no propósito de erguer umas as outras.

“Detectamos que todas do grupo possuem muito empatia e se doam ao próximo, e que todas tinham algo a relatar referente ao partido, e como colocado hoje na fala de Iraê , o símbolo do PSDB-Mulher seria a imagem condizente com nosso grupo, então trouxemos essa imagem que mostra a ideia de levantar outras mulheres ao subir escadas de mãos dadas em busca de uma porta que seria o conhecimento, o encontro com novas pessoas, novas vivências, tudo guiado pela Tucaninha”, descreveu.