No Dia do Índio, tucanas pedem conscientização e alertam para vulnerabilidades dos povos indígenas

Foto: Pedro França/Agência Senado

Celebrado no dia 19 de abril, o Dia do Índio foi marcado por manifestações de lideranças tucanas acerca da importância dos povos indígenas para a formação cultural do Brasil. Nas redes sociais, as parlamentares também pediram conscientização e alertaram para as vulnerabilidades a que essa população é submetida, especialmente na área da saúde em um contexto de pandemia.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) destacou que os povos indígenas do país, historicamente mais vulneráveis às doenças causadas por vírus e bactérias, estão ainda mais propícios ao contágio pela Covid-19.

“O Brasil possui cerca de 900 mil pessoas indígenas. Metade dessa população mora em centros urbanos e vive do artesanato. No momento, essas pessoas não podem trabalhar para manter o isolamento social. Por isso, é urgente que o governo providencie medidas que garantam aos povos indígenas o mínimo de dignidade”, afirmou.

“Quando povos indígenas estão em risco, o país também está. Garantir que as pessoas tenham sua cultura, modo de vida e dignidade resguardados é cuidar do nosso futuro. Nós devemos nossa história e construção do nosso país a esses povos”, ressaltou Mara.

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) lembrou que a população indígena é parte fundamental da identidade social, cultural e histórica do Brasil. Por isso, além de celebrar a data comemorativa, é preciso trabalhar pelas comunidades tradicionais.

Ela elencou algumas ações assistenciais de seu mandato em prol dos povos indígenas do estado de Rondônia.

“Por meio de emendas parlamentares, fizemos a entrega de um trator para o Distrito de Surpresa, acesso à aldeia Sagarana, em Guajará-Mirim. Também destinamos à FUNAI um caminhão e barco do tipo voadeira, já entregues, para atender as comunidades indígenas do município. Uma outra emenda que apresentei vai garantir a aquisição de farinheiras elétricas para as aldeias. Recursos destinados à Marinha, em apoio ao trabalho do Barco Hospital, têm garantido atendimentos em saúde a comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia”, apontou.

“Da mesma forma, temos votado matérias favoráveis aos povos indígenas na Câmara, como foi o caso da Lei de Proteção às comunidades indígenas na pandemia”, acrescentou a parlamentar.

Para a deputada federal Bia Cavassa (PSDB-MS), 19 de abril é uma data que oferece aos brasileiros a oportunidade de se conscientizarem a respeito dos direitos dos povos indígenas, além de conhecerem mais sobre as suas trajetórias.

“Mais do que apenas lembrar a importância dessa etnia para a formação cultural do Brasil, a data vem reforçar a necessidade de conscientização e respeito para com essas comunidades. Que possamos cada vez mais preservar e respeitar a vida e a cultura dos povos indígenas”, completou a tucana.