#MaisMulherNaPoliticaAcompanheNotícias

Tereza Nelma é eleita Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) foi eleita, com 53 votos, para o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados para o Biênio 2021-2022, na tarde desta quinta-feira (15/4). Nas redes sociais, a tucana comemorou o resultado e se comprometeu a seguir na luta por mais representatividade feminina nos espaços de poder.

“Uma honra, um desafio imenso, mas que me dá força para seguir em frente em busca de melhores espaços para nós, mulheres”, destacou.

“São 79 deputadas na Câmara, a maior representatividade da história. Aos poucos, vamos construir um caminho sólido com igualdade de oportunidades e de direitos para todas. Contem comigo. Obrigada pela confiança”, agradeceu.

Ao longo dos últimos dois anos, Tereza Nelma atuou como 1ª Coordenadora Adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, participando ativamente da aprovação de 78 proposições de interesse para as brasileiras.

Em carta compromisso, a parlamentar assegurou que fará uma gestão ativa, democrática, transparente e participativa.

Dentre suas principais propostas para o Biênio estão a implantação de Procuradorias da Mulher em todas as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do país, por meio do programa Câmara Itinerante; e a criação de um Observatório da Mulher contra a Violência, a exemplo do que acontece no Senado Federal, bem como de um Observatório da Mulher na Política.

A deputada também pretende articular, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a abertura de mais varas especializadas em violência doméstica pelo país.

“Precisamos também fortalecer nossa participação na Casa através da garantia de assento permanente dessa Procuradoria na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados”, acrescentou ela.

Para isso, Tereza Nelma quer um orçamento próprio para a Procuradoria, nos moldes do que já é previsto para as Comissões Permanentes da Casa, de forma a garantir os recursos necessários para o seu pleno funcionamento, além de “sua expansão e consolidação com vistas a melhoria constante dos trabalhos desenvolvidos”.