Notícias

Procuradoria Especial da Mulher de Itajaí realiza primeiro encontro desta legislatura

Saúde da mulher, aumento da violência doméstica e auxílio para as chefes de família foram algumas das pautas abordadas

Nesta quarta-feira (14), foi realizado o primeiro encontro, dessa legislatura, da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Itajaí. A comissão busca elevar a voz das mulheres itajaienses, que são mais de 51% da população, e agir sempre que houver ameaça de violação aos direitos da mulher. Tendo como procuradora especial, a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), a comissão também conta com as vereadoras Christiane Stuart (PSC), Aline Aranha (DEM) e Hilda Deola (PDT).

Nunca as mulheres tiveram proporcionalmente tanta representatividade na Câmara de Vereadores de Itajaí. Dos 17 parlamentares, quatro são mulheres. A Procuradoria Especial é formada por vereadoras da oposição e da situação que têm como foco resolver os problemas diários das itajaienses. “Além de concentrarmos ações, é muito importante que as mulheres saibam que nessa Câmara existe uma Procuradoria dedicada a elas”, ressaltou a procuradora especial da Mulher, Anna Carolina Martins.

Neste primeiro encontro foram levantadas pautas importantes relacionadas à saúde da mulher que chegaram até as vereadoras e serão temas de visitas e ações nas próximas semanas. Dentre elas estão a oferta de laqueaduras pelo SUS; dificuldades enfrentadas pelas mulheres que estão realizando tratamento de câncer; a falta de ginecologista na Rede Municipal de Saúde e queixas sobre a obstetrícia do Hospital Marieta.

Também foram discutidas formas de auxiliar as mulheres chefes de família nesse momento de pandemia, onde muitas precisaram empreender para conseguir aliar trabalho com o cuidado dos filhos; as dificuldades das mães com relação às aulas bem como o aumento da violência doméstica. A Procuradoria Especial da Mulher fará visitas a entidades, associações e instituições ligadas à proteção das mulheres.

Com informações da assessoria de imprensa da parlamentar
Foto: Soraya Bogarim