Notícias

Projeto de Camila Toscano cria comitê de combate ao bullying nas escolas públicas da Paraíba

Um projeto de Lei apresentado pela deputada estadual Camila Toscano (PB) estabelece que as escolas públicas estaduais da Paraíba deverão criar e manter um Comitê Escolar de Combate à Intimidação Sistemática – Bullying. O PL nº 2.535/2021 determina que os comitês deverão registrar as ações de bullying, ouvir as partes envolvidas e aplicar medidas para prevenir que as infrações se repitam.

De acordo com o texto, os estabelecimentos de ensino deverão promover ações de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying, além de incentivar a cultura de paz nas escolas.

“O bullying, além do sofrimento causado à vítima, traz também efeitos negativos sobre o desempenho escolar dos estudantes vítimas de ato repulsivo”, destacou a parlamentar na justificativa do projeto.

“Nesse sentido, a incumbência dos estabelecimentos de ensino na promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, fará muito na construção e promoção da cultura de paz, já que as violências praticadas dentro das escolas contra crianças e adolescentes podem acarretar efeitos negativos no desenvolvimento das vítimas e trazer prejuízos ‘para o resto da vida’ dessas pessoas”, acrescentou ela.

Além de disseminar campanhas educacionais, os comitês ficarão responsáveis por instituir práticas de condutas, e orientar familiares e responsáveis, tanto das vítimas quanto dos agressores, de forma a promover valores como a cidadania, a empatia, a tolerância e o respeito.