Notícias

Evolução no quadro de tucanas eleitas no RN é avanço para a representatividade feminina na política

Larissa Rosado, PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte/ Foto: Arquivo Pessoal

Os números das eleições municipais de 2020 não deixam dúvidas: o esforço do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para ampliar a participação feminina na política brasileira tem dado resultados. Neste domingo (15/11), o partido conseguiu eleger 53 prefeitas no primeiro turno e 719 vereadoras em todos os estados do Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas um dos estados que mais se destacou, em comparação com os pleitos anteriores, foi o Rio Grande do Norte. Lá, o PSDB-Mulher saiu de uma prefeita eleita, em 2016, para oito tucanas vitoriosas nas urnas este ano. A evolução fica ainda mais clara na comparação entre vereadoras. Em 2016, o partido elegeu 23 mulheres no estado. Já em 2020, foram 62 vereadoras eleitas pelo PSDB no Rio Grande do Norte.

Uma delas é a tucana Larissa Rosado, recém eleita em Mossoró. Presidente do PSDB-Mulher no estado, ela atribui a evolução no quadro de mulheres eleitas ao trabalho feito com base na aproximação, diálogo e exposição de informações acerca da importância da representatividade feminina nos espaços de poder, além da voz ativa na tomada de decisões políticas.

“Essa aproximação se deu, e dá, de várias formas, desde as mais simples, como uma ligação e/ou convite para uma reunião. A partir daí, mostramos que a política é, sim, lugar de mulher e que vale a pena lutar pelo nosso espaço na sociedade”, explicou.

“Importante destacar que aqui no Rio Grande do Norte contamos com o total apoio dos parlamentares do PSDB e do Diretório Estadual”, acrescentou ela.

Conscientização e representatividade

Dentre as propostas de Larissa Rosado como candidata à Câmara de Vereadores de Mossoró, vale destacar a sua defesa de ações públicas de proteção e combate à violência contra a mulher, bem como a capacitação e geração de oportunidades de emprego para elas.

Para a tucana, o nascimento de mais políticas voltadas para o público feminino vulnerável passa pelo processo de conscientização da importância da representatividade.

“É uma construção importante o processo de sensibilização e preparação das mulheres, para que elas se sintam seguras. Independentemente de ser a política partidária, essa preparação passa também pela percepção de entender que as transformações que desejamos para a sociedade dependem da política, inclusive, a política de categorias. Esse estímulo e incentivo é fundamental para que, cada vez mais, as mulheres se sintam parte do processo de transformação da sociedade”, avaliou.

Capacitação política

A vereadora eleita também elogiou a iniciativa do PSDB-Mulher Nacional de lançar, em junho deste ano, a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, uma importante ferramenta tecnológica de apoio e capacitação política para as pré-candidatas do partido.

Com o objetivo de capacitar o maior número de candidatas possível com o apoio do Fundo Partidário, a Plataforma ofereceu às pré-candidatas tucanas cursos de capacitação política online EAD que contaram com a participação de mais de três mil mulheres, além de cartilhas virtuais informativas, como a Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades, que traz princípios e pautas prioritárias em diversas áreas; e o Manual Voto Legal 2020, que esclarece dúvidas sobre a legislação eleitoral.

Além disso, as candidatas que fizeram a reserva também receberam um Kit Candidata, que contava com consultoria jurídica e partidária, auxílio na prestação de contas, material de campanha virtual personalizado para impressão e uso nas redes sociais, e um vídeo de divulgação de campanha.

“A Plataforma Digital 2020 contribuiu para que as mulheres tivessem acesso à capacitação e, para além disso, para que as mulheres se sentissem mais seguras para participar do processo”, constatou Larissa.

“Elas puderam visualizar não só a capilaridade do PSDB no país, mas a diversidade existente dentro do segmento mulher. Esses encontros promovidos e a diversidade existente contribuem, inclusive, no fortalecimento dos vínculos das mulheres que estão nos seus municípios com o PSDB Nacional, pois além de capacitar, servem para a união de ideias e olhares de mulheres do país inteiro”, completou a tucana.

Confira abaixo a lista com todas as prefeitas eleitas pelo PSDB no Rio Grande do Norte:

Cinthia Sonale (Grossos)
Dejinha (Pedro Velho)
Fátima de Pachica (Coronel João Pessoa)
Iraneide Rebouças (Areia Branca)
Lidiane (Tibau)
Maria Helena (Olho D’água do Borges)
Rossane de Germano (Ielmo Marinho)
Sonyara (Lagoa de Velhos)

Confira abaixo a lista com todas as vereadoras eleitas pelo PSDB no Rio Grande do Norte (clique para expandir):