Trabalho de base do PSDB-Mulher em Minas Gerais leva a evolução no quadro de eleitas em 2020

Presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, Walewska Barros Abrantes

As eleições municipais deste ano foram um importante parâmetro para o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB mensurar o sucesso do seu trabalho de base com as tucanas ao redor do país. Ao todo, o partido conseguiu eleger 53 prefeitas no primeiro turno e 719 vereadoras em todos os estados do Brasil no último domingo (15/11), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Um dos destaques nesse quesito foi Minas Gerais. Oito prefeitas tucanas assumirão um mandato pelos próximos quatro anos no estado. Também foram eleitas 107 vereadoras. Para se ter uma ideia, em 2016 foram 94 mulheres eleitas pelo PSDB.

Presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, Walewska Barros Abrantes destacou o trabalho de base realizado no estado como o segredo para os bons resultados alcançados nas urnas, e agradeceu o apoio do Secretariado Nacional nessa empreitada.

“Tenho muito o que agradecer à Yeda e toda a equipe. Nós, mulheres, seguramos a peteca. Tive que trabalhar a nossa realidade em Minas Gerais de uma forma diferente. Procurando essas mulheres no interior, estimulando, conversando com cada uma”, relatou a tucana, durante reunião online da Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

“Fizemos diversas reuniões pelo Whatsapp Web. Pegava de quatro em quatro e ia conversando para poder conhecer essas mulheres no interior, falar da Plataforma e de tudo o que estava à disposição delas através do PSDB-Mulher, tirando dúvidas de cada uma o tempo todo”, contou.

Plataforma Digital 2020

Os bons índices de tucanas eleitas nas urnas de Minas Gerais também podem ser atribuídos ao sucesso da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, ferramenta tecnológica de apoio e capacitação política para as pré-candidatas do partido lançada em junho deste ano.

Por meio da ferramenta, o PSDB-Mulher ofereceu às pré-candidatas tucanas cursos de capacitação política online EAD que contaram com a participação de mais de três mil mulheres, além de cartilhas virtuais informativas, como a Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades, que traz princípios e pautas prioritárias em diversas áreas; e o Manual Voto Legal 2020, que esclarece dúvidas sobre a legislação eleitoral.

Além disso, as candidatas que fizeram a reserva também receberam um Kit Candidata, que contava com consultoria jurídica e partidária, auxílio na prestação de contas, material de campanha virtual personalizado para impressão e uso nas redes sociais, e um vídeo de divulgação de campanha.

Não à toa, os frutos do trabalho desenvolvido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB vieram em forma de mais mulheres na política. Foram eleitas 53 prefeitas no primeiro turno e 719 vereadoras em todos os estados do Brasil.

Confira abaixo a lista com todas as prefeitas eleitas pelo PSDB em Minas Gerais:

Marcília Do Neném (Aracitaba)
Samantha Enfermeira (Bela Vista De Minas)
Elane Do Sindicato (Berilo)
Cirlei (Divinésia)
Dra Marlene (Ibiá)
Irone Bento (Mata Verde)
Karla Do Fabiano (Mathias Lobato)
Ilce Rocha (Vespasiano)

Confira aqui a lista com todas as vereadoras eleitas pelo PSDB em Minas Gerais (clique na imagem para expandir):