Acompanhe

PSDB tem mais de dez mil candidatas em todo o Brasil

Foto: EBC - Agência Brasil

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB busca contribuir para ampliar a participação feminina na política com mais de dez mil candidatas em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. São 153 candidatas a prefeita, 208 candidatas a vice e 10.397 tucanas concorrendo ao cargo de vereadora, totalizando 10.758 mulheres candidatas em todo o país. O levantamento foi divulgado pela Ouvidoria do PSDB.

Dentre os estados, São Paulo tem o maior número de tucanas concorrendo a prefeituras, com 43 candidatas, seguido por Minas Gerais, com 17 candidatas. O resultado se repete entre as mulheres que disputam uma vaga nas câmaras municipais: São Paulo conta com 2.693 candidatas a vereadora, enquanto Minas Gerais tem 1.644 tucanas concorrendo ao pleito.

As mulheres são 34,6% do número total de candidatos do PSDB participando dessas eleições municipais – são 32.537 ao todo (Veja a tabela geral do partido). Já no quesito raça, 4.430 tucanas disputando as urnas este ano se declararam pretas ou pardas, o que equivale a 41% do total de candidatas do PSDB.

Preparação das mulheres

Nessas eleições atípicas, marcadas pelo distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, as tucanaspuderam contar com uma importante ferramenta tecnológica de apoio e capacitação política: a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020.

Com o objetivo de capacitar o maior número de candidatas possível com o apoio do Fundo Partidário, a Plataforma, lançada em junho deste ano, ofereceu às pré-candidatas cursos de capacitação política online EAD que contaram com a participação de mais de três mil mulheres, além de cartilhas virtuais com informações, como a Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades; que traz princípios e pautas prioritárias nas áreas de saúde, segurança pública e cultura da paz, planejamento urbano, inclusão digital, educação, transparência na gestão pública e desenvolvimento econômico; e o Manual Voto Legal 2020, que esclarece dúvidas sobre a legislação eleitoral.

As candidatas do partido que efetuaram a reserva até 28 de agosto também receberão um Kit Candidata, que conta com assessoria jurídica consultiva e auxílio na prestação de contas, apoio na confecção de áudios e vídeos de campanha, além de arte virtual para material gráfico e redes sociais personalizadas.

Para quem não conseguiu se cadastrar a tempo, o PSDB-Mulher disponibilizou material gráfico editável  para download. Basta acessar o site, baixar os arquivos, com modelos de cards, santinhos, santões e adesivos, entre outros, e personalizar as artes como preferir para uso impresso ou nas redes sociais. Veja como faz no Manual Eleições 2020 – PSDB-Mulher.