PSDB-Mulher defende a candidatura de mulheres para o Executivos Municipais

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, está entusiasmada com o cenário político atual, favorável às candidaturas de mulheres nas eleições municipais. Ela explicou que o partido saiu na frente ao se preparar de forma digital para reunir e capacitar as pré-candidatas nesse momento de pandemia, citando como exemplo de participação a candidatura de Adriana Toledo, como vice-prefeita, em Maceió. “É a nossa candidata”, enfatizou.

Reunidas em uma live para falar sobre o tema “A importância da mulher no Executivo e Legislativo”,  pré-candidatas e lideranças do PSDB-Mulher Nacional expressaram sua confiança nas candidaturas do partido.

“A internet é a maior fonte de igualdade que a gente tem à nossa disposição. Na internet somos todas iguais. A Plataforma Digital possibilita que todas se conectem e tenham acesso a todo conhecimento preciso para uma candidatura. Além disso, ele é um instrumento para que as nossas candidatas que se cadastraram, tenham acesso ao fundo eleitoral através do partido”, explicou Yeda. Acrescentou que, por meio da Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020 as interessadas em lançar seus nomes para concorrer aos cargos de prefeita, vice e vereadora poderão ter acesso a conhecimento e apoio político pelo partido.

Candidatura feminina em Maceió

Yeda, que foi a primeira e única mulher já eleita governadora no Rio Grande do Sul,  elogiou a luta pela ampliação da participação da mulher em Maceió com a decisão de indicar uma mulher na chapa majoritária. “Espero que o senador Rodrigo Cunha entenda que o caminho esse ano é dar oportunidade para as mulheres poderem exercer seus espaços de poder. Foi assim que a Tereza se tornou deputada federal, que foi importantíssimo. Então, estou entusiasmada porque vocês de Alagoas estão nessa luta, em Maceió”. E completou que “Adriana Toledo é a nossa candidata a vice-prefeita em Maceió, assim como são nossas candidatas diversas. Tudo está caminhando para que a gente possa atuar e sermos reconhecidas”.

Recentemente, em nota, o PSDB Mulher já havia manifestado por nota seu apoio. Dizia que o “PSDB Maceió, à frente a deputada federal Tereza Nelma, inovou por ser o primeiro partido a realizar convenções virtuais no país e está construindo história como um novo modelo de fazer política, garantindo inclusão e dando voz às mulheres alagoanas”.

Também presente na reunião, a presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, a primeira ministra da Mulher do Brasil, destacou que as mulheres podem fazer a transformação na política brasileira. “Sabemos a importância da política econômica, mas não podemos nos esquecer das nossas desigualdades. E as mulheres são melhores com isso, porque governam com a priorização de políticas sociais”, disse.

A prefeita de Palmas (TO), Cínthia Ribeiro, também manifestou seu apoio à decisão do PSDB de Maceió. “Uma experiência vivida, agora, também no Diretório Municipal de Maceió, que elegeu uma diretoria composta por 70% de mulheres e 30% de homens. Um iniciativa de vanguarda da deputada federal Tereza Nelma, que foi reconhecida pelo PSDB-Mulher, o qual parabenizou a parlamentar pela conquista”. Salientando ainda que é preciso investir nas candidaturas femininas, e que sua experiência na política comprova que há espaço para mais mulheres no legislativo e no executivo. Ela informou que mais da metade dos cargos do primeiro escalão da sua gestão são ocupados por mulheres.

“Precisamos estimular mais mulheres a participarem da política. Embora sejamos mais de 50% da população e do eleitorado, ainda somos um número pequeno nas prefeituras e câmaras municipais. Temos que eleger mais mulheres para construir políticas públicas que mudem a vida das mulheres”, ressaltou a presidenta do PSDB Mulher em Alagoas, Zélia Azevedo, do município alagoano de Arapiraca. Ela afirma que é fundamental o apoio que o partido tem dado às mulheres. “A garra da mulher faz o PSDB. É importante orientar e conduzir para que tenhamos mulheres de qualidade nessa campanha. O Brasil precisa de mulheres para essa transformação, e buscar alternativas para que nossa sociedade seja cada dia melhor”, completou.

Durante a reunião, as participantes debateram também a dificuldade de conciliar a jornada tripla vivida pela mulher na pandemia com tempo de campanha. Por isso, o destaque foi pela iniciativa inovadora do partido com a Plataforma Digital. Além de incentivar as pré-candidatas, o objetivo é capacitá-las com conhecimento sobre legislação eleitoral, financiamento de campanha e requisitos para se candidatar, além de apresentar dados e informações sobre o funcionamento do Estado brasileiro, a democracia, ferramentas para uma boa estratégia de comunicação e como montar uma rede de apoiadores. A Plataforma oferece ainda um canal de rádio e televisão para integrar quem tem dificuldade de acesso a internet.

Leia na íntegra a nota do PSDB-Mulher:

NOTA DO PSDB MULHER

Com satisfação que o Partido da Social Democracia Brasileira para a Mulher (PSDB Mulher) parabeniza o PSDB Maceió pela eleição do seu diretório municipal, no último domingo (26), composto por 70% de mulheres e 30% de homens. A eleição abre um espaço inédito e transformador no cenário político da capital de Alagoas e apresenta a todo o restante do país um exemplo de efetivar a participação feminina no espaço político.

O PSDB-Mulher cumprimenta ainda a decisão da Executiva Municipal do Partido quanto à disputa eleitoral de 2020, sobre a qual decidiu participar da composição da chapa majoritária em Maceió e indicar uma mulher para sua composição. Acreditamos que são essas decisões afirmativas que, efetivamente, ampliam o campo da política para a representatividade da mulher.

O PSDB Maceió, a frente a deputada federal Tereza Nelma, inovou por ser o primeiro partido a realizar convenções virtuais no país e está construindo história como um novo modelo de fazer política, garantindo inclusão e dando voz às mulheres alagoanas.

A história do partido é sempre em busca da democracia, da justiça, do desenvolvimento e da soberania nacional. Por isso, estamos orgulhosas de ver essa conquista para a mulher, que abre novos horizontes para outros diretórios no Brasil.

Brasília, 31 de julho de 2020.

Yeda Crusius

Presidente Nacional do PSDB-Mulher

Solange Bentes Jurema

Presidente de Honra do PSDB Mulher Nacional