Mulheres que Inspiram

Raquel Lyra relata o desafio de ser mulher e gestora no Executivo

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, refletiu sobre o desafio que a mulher passa para ocupar espaços de poder, e disputar mandatos eletivos.

Sair do espaço doméstico e da convivência comunitária e conseguir disputar eleições é desafiador. Vamos viver um processo eleitoral por conta das regras e da previsão constitucional, mas será um processo muito diferente”.

Primeira mulher eleita em Caruaru, Raquel destaca o machismo arraigado na sua região.

Caruaru é uma cidade que fica no agreste pernambucano, no interior do Nordeste brasileiro. Colocar uma forma diferente de fazer política, conduzir um processo administrativo e conseguir nos impor para que possamos ser julgadas por nossos atos, e não por nosso gênero, é muito difícil. Aqui somos o tempo todo colocadas a teste e a prova só pelo fato de sermos mulheres”, afirmou a prefeita.

De acordo com Raquel, a dificuldade já parte desde o início da decisão da mulher em se dispor a ser pré-candidata. “Primeiro, só de colocar o seu nome para ser candidata, ocupar o espaço e ser respeitada pelo espaço de liderança que você tem. Existe um estranhamento muito forte, por que mulher faz as coisas de uma forma diferente: nós enxergamos o todo e também o detalhe. Daí a importância de termos mais mulheres ocupando espaços políticos”.

A prefeita destaca que na sua cidade são 23 vereadores na Câmara Municipal e apenas uma mulher vereadora. Para ela, a pandemia desestimula as mulheres a participarem da política já que cabe a elas o cuidado de suas casas e famílias primordialmente.

Somos nós que somos mães, mulheres, donas de casa. A nós que está dada a responsabilidade. Imagina, Brasil a fora, quantas mulheres estão desistindo de disputar as eleições nesse momento de pandemia? Se a população está mais empobrecida, são as mulheres que estão na linha de frente para salvaguardar a vida familiar. Não desista! Continue perseverando! É ainda mais imprescindível a participação das mulheres”, finaliza Raquel estimulando a participação feminina na política.

Sobre Raquel Lyra

Raquel Lyra é formada em Direito e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas. Iniciou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste. Em seguida, também admitida por concurso público, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde atuou até 2005. Naquele ano, prestou sua terceira prova pública, sendo aprovada para a Procuradoria Geral do Estado. Disputou sua primeira eleição em 2010, sendo eleita a mais votada de Caruaru e a mulher mais votada do Estado para a Alepe. Em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude. Após dois anos, retornou à Alepe em fevereiro de 2013. Reeleita em outubro de 2014 com mais de 80 mil votos, Raquel Lyra foi, pela segunda vez, a deputada estadual mais bem votada de Pernambuco. Na nova legislatura, foi reconduzida para presidência da Comissão de Justiça. Em 2016, Raquel Lyra foi eleita a primeira mulher prefeita de Caruaru, com mais de 93 mil votos.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/SZjFmS_ECmQ  e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.