Tucanas de MS destacam a importância de capacitar mulheres para aumentar engajamento na política

O PSDB-Mulher Nacional, desde a sua fundação, investe na capacitação de mulheres para que cheguem preparadas e com competitividade aos pleitos. Este ano, em meio à pandemia, deu um grande salto e inovou. No começo de julho lançou a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, um comitê que ajudará as tucanas a se prepararem para uma campanha em novo contexto. A ferramenta oferece cursos de capacitação pelo EAD (Educação à Distância), materiais de suporte, como as Bandeiras eleitorais, o Manual Voto Legal e o E-bookO Brasil precisa de nós”, além de promover os Painéis PSDB Brasileiras / PSDB-Mulher, que são encontros entre mulheres já experientes na política para contarem suas histórias, inspirando quem está chegando.

A vice-prefeita de Mundo Novo e pré-candidata à reeleição Rosária de Fátima Lucca participou de um dos encontros promovidos pelo PSDB-Mulher Nacional e destacou a importância de trocar experiências e mostrar às candidatas a força de cada uma delas.

“Essas lives tem muito a contribuir, porque nos faz conhecer mulheres de todas as regiões. A gente aprende, ensina e cria um vínculo de parceria e experiência, além disso, é importante mostrar às candidatas do interior, mulheres que batalham, que querem marcar presença na vida pública essa força que temos”, avaliou.

A tucana ainda pondera que o atual momento vivido pelo país exige uma conexão maior entre as pessoas.

“Acho que reuniões como essa devem ser só o nosso primeiro momento. Teremos uma eleição tão nova, tão diferente, que precisamos mais do que nunca estarmos conectada e dividir experiências, histórias e momentos como esse”, disse.

A presidente do PSDB- Mulher de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, destaca a importância de fortalecer as representantes de todo o Estado e afirmou que o segmento possui várias mulheres fortes, de luta. Mara Caseiro salienta também que esses encontros são fundamentais para “mostrá-las que não faltarão desafios a serem enfrentados, mas que muitos deles podem ser vencidos” desde que elas se preparem e tenham coragem de enfrentar.

“Queremos dar visibilidade às mulheres que estão longe da Capital, como Rosária. Precisamos trazer pra dentro do PSDB a oportunidade, pois muitas estão no anonimato se dedicando e defendendo as bandeiras partidárias. Temos grandes mulheres ainda para apresentar, e que elas sejam uma motivação para as que estão entrando no meio político”, afirmou.

A intenção do PSDB-Mulher Nacional é repetir, em 2020, o sucesso das eleições de 2018, quando o segmento conseguiu aumentar em 60% a sua bancada feminina da Câmara dos Deputados e, em 30% o número de deputadas estaduais. O PSDB se organiza para lançar cerca de 10 mil tucanas nas eleições municipais deste ano. Hoje, o PSDB-Mulher tem mais de 633 mil filiadas, uma bancada composta por uma senadora, nove deputadas federais, 17 deputadas estaduais, 80 prefeitas e 706 vereadoras.

Com informações do PSDB de Mato Grosso do Sul